Início do conteúdo

IFRS – Campus Viamão recebe jovens do Centro da Juventude para atividade sobre agroecologia e educação pública


Cerca de 80 jovens do Centro da Juventude de Viamão participaram de uma atividade no Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), na tarde de sexta-feira, 26 de junho. A ação foi promovida como parte de um movimento de aproximação entre o território e a educação pública, gratuita e de qualidade, por meio do Programa EcoViamão.

A visita teve início com uma acolhida institucional, na qual foram apresentadas as formas de ingresso e os cursos ofertados no campus, entre eles, os técnicos integrados ao ensino médio, de graduação e pós-graduação. Em seguida, os jovens participaram de uma visita guiada pelos principais espaços da instituição e conheceram o trabalho desenvolvido pelo EcoViamão, programa que articula educação, agroecologia e sustentabilidade.

Integrantes do programa conduziram a atividade e compartilharam experiências nas frentes de atuação com hortas escolares agroecológicas, compostagem, educação ambiental e soberania alimentar. Também foram apresentadas possibilidades de formação e atuação profissional no campo socioambiental e no mercado da agroecologia.

Um dos momentos de destaque foi a vivência na horta agroecológica do campus, com uma dinâmica interativa que incentivou a reflexão sobre o conceito de agroecologia. Bolsistas do programa relataram suas trajetórias formativas e o impacto da participação em iniciativas que promovem transformação social e ambiental.

O encontro marcou o início de uma parceria entre o EcoViamão e o Centro da Juventude, que contará, no segundo semestre, com o apoio do IFRS no cuidado e desenvolvimento da horta pedagógica da instituição.

A atividade foi encerrada com um momento de agradecimento coletivo, fortalecendo os laços entre escola, território e juventude, e incentivando os jovens a se engajarem nas práticas agroecológicas e nas oportunidades de formação oferecidas pelo IFRS – Campus Viamão.

Texto e fotos: Equipe de comunicação do EcoViamão (Merli Leal, Maria Eduarda Mottola, Israel Almeida e Sheila Santos)

Edição: Setor de Comunicação IFRS – Campus Viamão

 

 

Fim do conteúdo