Início do conteúdo

IFRS recebe inscrições para curso sobre relações étnico-raciais e educação quilombola


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas, até 14 de maio, para o curso de aperfeiçoamento em educação para as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola. A formação gratuita será realizada entre junho e dezembro de 2025, com atividades presenciais e on-line.

A carga horária total do curso é de 180 horas, divididas em quatro módulos: combate ao racismo, história africana e afro-brasileira, decolonização da matriz ocidental e educação quilombola. As aulas ocorrerão às sextas-feiras à noite, de forma remota e síncrona, e aos sábados, nos turnos da manhã e da tarde, de forma presencial. Também haverá atividades assíncronas.

Os encontros presenciais ocorrerão no Campus Porto Alegre do IFRS. As atividades práticas dos módulos finais serão realizadas em comunidades quilombolas urbanas e rurais nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Viamão e Osório.

Serão ofertadas 68 vagas, distribuídas entre os campi do IFRS e profissionais da educação pública das cidades de Canoas, Porto Alegre, Alvorada e Viamão. Também há vagas destinadas a lideranças e educadores de movimentos negros e profissionais que trabalham nas demais localidades.

Podem participar professores, gestores e integrantes de equipes pedagógicas ou de assistência social que atuem na educação básica pública da região metropolitana de Porto Alegre. É necessário ter diploma de curso superior em licenciatura, pedagogia, serviço social, psicologia ou em outra área, no caso de servidores do IFRS. Os candidatos devem ter disponibilidade para os encontros presenciais.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo formulário eletrônico. É preciso anexar, em um único arquivo em PDF, documento de identidade com CPF, comprovante de residência, diploma de graduação e comprovante de vínculo institucional.

Confira o edital completo: ifrs.edu.br/editais/edital-proex-no10-selecao-simplificada-de-cursistas-para-o-curso-de-aperfeicoamento-em-educacao-para-as-relacoes-etnico-raciais-e-educacao-escolar-quilombola

Fim do conteúdo