Início do conteúdo

Estudantes da pós-graduação em Agroecologia defendem trabalhos de conclusão nos dias 22 e 25 de abril


Os estudantes Huli Marcos Zang e Filipe Araújo de Paula, da especialização em Agroecologia do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), apresentarão seus trabalhos de conclusão de curso (TCC) nos dias 22 e 25 de abril, respectivamente. As defesas são públicas e integram as atividades finais da primeira turma da pós-graduação.

No dia 22, às 14h, no auditório do campus, Huli Marcos Zang defenderá o trabalho intitulado “Políticas públicas de aquisição de alimentos como ferramenta de transição agroecológica: estudo de caso do Assentamento Filhos de Sepé, Viamão/RS”.

A banca avaliadora será composta por Potira Viegas Preiss (IFRS Restinga) – orientadora; Fernanda C. França de Vasconcellos (PGDR/UFRGS); Claudio Fioreze (IFRS Viamão); e Marcos Daniel Schmidt de Aguiar (IFRS Canoas).

Já no dia 25, às 13h30, Filipe Araújo de Paula apresentará seu TCC no endereço Estrada da Capororoca, 2.346, em Viamão. O título do trabalho é “Indicadores agroecológicos relacionados à produção de cerveja artesanal – um estudo de caso na Zapata Cervejaria, na zona rural de Viamão e na Região Metropolitana de Porto Alegre”.

A banca será composta por Luciana Regina Podgaiski (SMED/PMPA) – orientadora; Tadeu Luis Tiecher (IFRS Restinga) – coorientador; Cláudio Fioreze (IFRS Viamão); Mário San Segundo (IFRS Restinga); e Mérli Leal Silva (IFRS Viamão).

 

Saiba mais
O curso de Especialização em Agroecologia e o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agente de Transformação Territorial: Auxiliar em Agroecologia visam formar profissionais providos de senso crítico e habilidades para contribuir no desenvolvimento de sistemas agroecológicos. Ao potencializar capacidades criativas, o curso se torna um caminho para a construção de recursos contextualizados às realidades locais, visando a atuação em territórios urbanos e rurais. Ao mesmo tempo, a formação em Agroecologia estimula a pesquisa e os processos participativos a partir de problemas concretos, lançando, assim, as bases teóricas e práticas para contribuir com o desenvolvimento regional sustentável. Esta formação é uma iniciativa multicampi entre os campi do IFRS: Viamão, Alvorada, Restinga e Canoas.

Mais informações: ifrs.edu.br/viamao/cursos/formacao-em-agroecologia.

Fim do conteúdo