Eventos
Salão do IFRS finaliza a nona edição com troca de conhecimentos e integração
No embalo de instrumentos musicais e palmas, um cortejo de estudantes e servidores percorreu o ginásio do Campus Bento Gonçalves no final da tarde desta sexta-feira, 06 de dezembro, animando a plateia. Com essa energia, começaram as atividades de encerramento da nona edição do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS.
Teve apresentação musical do IF Música Clube do Campus Veranópolis, entregas dos prêmios Mérito Extensionista Cibele Schwanke e do concurso de fotografias do Núcleo de Memória (NuMem). A pró-reitora de Administração, Tatiana Weber, apresentou os projetos dos novos restaurantes e bibliotecas dos campi e declarou encerrado o evento de 2024.
O 9º Salão começou na quinta-feira, reunindo 1.400 estudantes e servidores dos 17 campi e da Reitoria para uma intensa programação. Nesse último dia, foram 11 horas de atividades, incluindo apresentações de trabalhos, música, audiovisual e premiações.
Sessão de Pôsteres promove visibilidade e integração
Um dos destaques desta edição foi a Sessão de Pôsteres. Novidade no evento, reuniu uma amostra do que é feito em pesquisa, extensão e ensino, criando um ambiente especial de trocas e integração. A atividade teve 103 apresentações, realizadas pela manhã, no ginásio.
Foi um momento para a comunidade acadêmica conhecer a diversidade e a qualidade dos trabalhos realizados nos campi e uma oportunidade para os estudantes demonstrarem o desenvolvimento e resultados dos seus projetos. Para o aluno Gabriel Zanella Bardini, do Campus Canoas, apresentar na modalidade pôster possibilitou interagir com outros estudantes. “(A apresentação do pôster) É mais uma conversa, não é tão formal quanto estar com uma banca te avaliando e sentir aquela pressão. A gente explica de forma acadêmica, mas os alunos podem também perguntar”, define.
A aluna Júlia Pereira Roldão, do Campus Restinga, também teve seu trabalho na sessão e conta que a experiência permitiu se comunicar com pessoas que demonstraram interesse por seutrabalho, além de ter acesso a projetos de outras unidades. “Vi projetos incríveis e bem diferentes do que vejo no meu campus, é uma forma de expandir os horizontes”, avalia.
Quem apenas assistiu também aprovou. Para o aluno Nickolas de Abreu, do Campus Sertão, conferir os pôsteres foi uma forma de aproveitar o evento. Ele esteve no Salão três vezes, sempre apresentando trabalhos oralmente, mas desta vez, já experiente, participou com mais tranquilidade e aproveitou outras atividades da programação.
Balanço positivo da organização
No balanço dos pró-reitores organizadores do evento, esta edição foi um sucesso. Apesar da preocupação prévia com a recepção dos participantes e de que toda estrutura estivesse pronta para comportar múltiplos eventos, tudo correu de forma positiva.
Para a pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti, o trabalho realizado para a concretização do Salão valeu a pena: “Espero que os participantes tenham se sentido acolhidos e aproveitado todos os momentos, as apresentações orais e também as artísticas.”
A pró-reitora Flávia Twardowski salienta que esta edição trouxe uma temática importante e atual, tendo como tema central “Cidadania Climática: O Papel da Educação na Crise Ambiental”. Para evitar a geração de resíduos plásticos, os copos descartáveis foram suspensos e os participantes receberam uma garrafa reutilizável. “Foram 9.800 copos plásticos que deixamos de entregar para a natureza. Demonstramos preocupação na educação da nossa comunidade e também na organização do evento”, aponta. Ao final, cada campus levou uma muda de árvore, que vai virar uma lembrança do evento nas unidades.
Na avaliação de Fábio Marçal, pró-reitor de Ensino, eventos como o salão renovam as energias: “A gente sai muito empolgado com tudo, as apresentações de trabalho, as ações culturais e com as trocas”. Ele evidencia a sessão de pôsteres, afirmando que o espaço trouxe um tempero diferente no contexto de circulação de saberes. “Cada momento reafirmou minha convicção de que a gente faz muita coisa boa, muito trabalho de qualidade em todos os níveis de ensino, do saber acadêmico e da consequência social do nosso trabalho.”
Sobre o evento
A programação do 9º Salão incluiu os seminários de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); de Extensão (Semex); de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); de Pós-Graduação; e de Internacionalização, Sessão de Indissociabilidade e as mostras de Inovação e Tecnologias (MIT), de Protótipos Automotivos e de Arte. Ocorreram também os encontros de Educação a Distância, de Periódicos e Alumni, a Feira de Sabores e Saberes, a Exposição do NuMem: História e Memória do IFRS. O evento teve também um Espaço Kids e a Diretoria de Planejamento e Obras montou um espaço de divulgação do Programa de Eficiência Energética.