IFRS
IFRS oferta cursos on-line e de graça para qualificação de profissionais de TI
Interessados em em temas relacionados à informática / tecnologia da informação (TI) podem se inscrever nos cursos de Educação a Distância (EaD) oferecidos gratuitamente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
Para realizar a inscrição é necessário ter CPF ou passaporte, e-mail e um computador com acesso à internet. O estudante pode fazer o curso no seu ritmo e de qualquer lugar.
Os cursos abordam conceitos relacionados a programação, linguagens de marcação e estilização de páginas web, banco de dados, jogos digitais, fundamentos da computação e aplicações web e são direcionados a programadores, web designers, desenvolvedores web, desenvolvedores de softwares e outros profissionais da área.
São 14 opções de cursos disponíveis:
- Administrador de Banco de Dados
- Automação de Sistemas
- Banco de Dados 1: fundamentos
- Bibliotecas Gráficas no contexto dos Jogos Digitais
- Computação: Fundamentos
- Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados: fundamentos
- Google Drive
- Inkscape
- Lógica de Programação: começando a desenvolver seus primeiros programas –
- Lógica de Programação: deixando os seus programas espertos
- Lógica de Programação: múltiplos valores e módulos
Novos cursos:
- CSS3: Estilizando Páginas Web com Estilo
- HTML5: Fundamentos para Construção de Páginas Web Modernas
- JavaScript: Fundamentos para Desenvolvimento Web Interativo
Como se inscrever?
Para conhecer mais sobre os cursos e fazer a inscrição, basta acessar o site do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Moodle do IFRS, selecionar a opção “Cursos On-line Abertos e Gratuitos”, escolher a aba “Informática”. Os detalhes de cada curso, como conteúdo, carga horária, módulos e prazo de conclusão podem ser visualizados no botão de informações disponível ao lado de cada um deles.
Para se inscrever é preciso criar uma conta ou, caso já possua uma, realizar o login na plataforma. O aprendizado acontece sem tutoria (sem o acompanhamento de tutores ou professores), e, ao final do curso, se atendido todos os requisitos, o aluno pode gerar o certificado automaticamente na plataforma.