Campus Viamão
Campus Viamão realiza Aula Aberta do curso de Microempreendedora Individual (MEI) do Programa Mulheres Mil
O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) promoveu, na tarde de 4 de setembro, uma Aula Aberta do curso de Microempreendedora Individual (MEI) do Programa Mulheres Mil. O evento, realizado na sede do campus, reuniu estudantes, servidoras e convidadas para debater o papel do empreendedorismo como ferramenta de empoderamento feminino.
Durante a atividade, foram discutidos temas como a autonomia financeira das mulheres e a importância do empreendedorismo em contextos de vulnerabilidade social. Alunas do curso MEI, bem como estudantes do ensino médio e do ensino superior do campus, compartilharam suas experiências e desafios enfrentados na jornada empreendedora.
Estiveram presentes a diretora-geral do campus, Maíra Baé Baladão Vieira, a coordenadora de extensão, Luiza Venzke Bortoli Foschiera, a supervisora do programa, Priscila Silva Esteves, a coordenadora adjunta do Programa Mulheres Mil, Janaína Barbosa Ramos, e a deputada federal Reginete Bispo. A representante das alunas do curso Mulheres Mil, Cátia Lima de Carvalho, além das estudantes do ensino médio integrado, Paula Paz e Raissa Perdomo, e a formanda do curso superior de Processos Gerenciais, Amanda Suzin Dressler, também participaram do evento. A condução do evento ficou a cargo da coordenadora adjunta do programa.
Após as falas, uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas alunas do curso MEI mostrou a relevância social de suas iniciativas e o impacto positivo gerado nas comunidades onde atuam.
A Aula Aberta reafirmou o compromisso do IFRS com a promoção da inclusão social e do protagonismo feminino, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao empreendedorismo e à autonomia das mulheres.