Início do conteúdo

Bolsistas do EcoViamão têm trabalhos aprovados em Congressos de Agroecologia


Estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) foram selecionados para apresentar seus trabalhos em três congressos de agroecologia em 2024. Ana Carolina Silveira Martins, Gustavo da Rosa Spader e Sheila Santos, bolsistas do programa EcoViamão, tiveram seus trabalhos aprovados no IV CONPES, no X Congresso Latinoamericano de Agroecologia e no X Congresso Internacional de Agroecologia.

No IV CONPES, realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, na Universidade de São Paulo (USP), Spader apresentou seu trabalho “Feira de Economia Solidária no Instituto Federal do Campus Viamão como instrumento de transição ecológica”. A pesquisa, orientada pela professora Mérli Leal Silva e com apoio dos professores Sérgio Roberto Kapron, Nilo Barcelos Alves e Josiane Roberta Krebs, integrou o Grupo de Trabalho que discutiu temas como feiras livres e economias alternativas. O estudo destacou a Feira de Economia Solidária do campus como exemplo de integração entre agroecologia e economia solidária.

No X Congresso Internacional de Agroecologia, que ocorre de 2 a 6 de setembro em Viseu, Portugal, o IFRS também está representado com quatro trabalhos: “Feira de economia solidária com base agroecológica como instrumento de emancipação coletiva”, de Spader e da professora Milena Silvester Quadros; “Educação popular, alimento e agroecologia em combate à insegurança alimentar através do ensino básico”, de Spader; “Construção da Educação Ambiental e Práticas Agroecológicas no Ensino Básico”, de Martins; e “Agroecologia e educação ambiental: hortas escolares para uma alimentação mais saudável”, de Santos, orientado pela professora Silva.

No X Congresso Latinoamericano de Agroecologia, que será realizado de 23 a 25 de outubro em Assunção, Paraguai, quatro trabalhos do campus foram aprovados. São eles: “Educomunicação popular para um mundo sustentável e agroecológico”, com coautoria de Spader e Martins; “Promoção da agroecologia em feiras de economia solidária” e “Educação popular agroecológica em combate à insegurança alimentar no ensino básico”, ambos de Spader; e “Construção da Educação Ambiental e Práticas Agroecológicas no Ensino Básico”, de Martins, todos orientados pela professora Silva.

Após sua participação no Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), Gustavo Spader ressaltou a relevância de estar presente em eventos acadêmicos: “Percebi a importância de participar nestes eventos, pois nossa percepção de mundo e de como podemos nos relacionar com ele se expande. Escrever para congressos e eventos faz com que a gente desenvolva o raciocínio científico e também promove insights sobre as possibilidades de provocar mudanças nos projetos e, consequentemente, na comunidade. Vale ressaltar que o que nos levou a escrever o primeiro trabalho foi o estímulo da professora Mérli, que nos provocou a compartilhar as experiências vividas nos projetos. Sem esse estímulo, acredito que não teríamos feito metade do que fizemos.”

Sheila Santos, bolsista do EcoViamão pelo terceiro ano, ressaltou a importância do projeto nas escolas: “Minha admiração pela metodologia do projeto e pelo trabalho feito nas escolas com os alunos me motivou a continuar. É uma ferramenta pedagógica importante para desenvolver valores socioambientais nas escolas, como Educação Ambiental e Segurança Alimentar. Ao contribuir para a construção do pensamento agroecológico, os estudantes envolvidos no projeto se conectam com a natureza, algo fundamental em tempos de mudanças climáticas. É um projeto que coloca em relevância a agroecologia e a preservação ambiental, cumprindo importante papel educativo”.

 

Conheça o programa: ifrs.edu.br/viamao/ecoviamao

 

 

Fim do conteúdo