Campus Viamão realiza VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão: trabalhos devem ser submetidos até 19 de setembro

O Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) recebe até 19 de setembro a submissão de trabalhos para a VII Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão. O evento, que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de outubro de 2024, tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”, em alinhamento com a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Para participar como apresentador de trabalhos, é necessário estar matriculado em uma instituição de ensino ou pesquisa, ou ser egresso do IFRS Campus Viamão. Os trabalhos podem ser submetidos em três modalidades: resumo simples, resumo expandido e relato de experiência. Estudantes dos ensinos fundamental, médio/técnico e superior podem enviar até dois trabalhos por autor principal. Após a submissão, os trabalhos serão avaliados por uma comissão, com a divulgação dos resultados de homologação prevista para 26 de setembro.

O evento também está com inscrições abertas para avaliadores e ministrantes de oficinas. Os interessados em atuar como avaliadores têm até o dia 10 de outubro para se inscrever. Podem atuar como avaliadores: servidores graduados, mestres ou doutores vinculados ao IFRS ou a outras instituições de ensino públicas ou privadas, discentes dos dois últimos semestres de graduação e especialização do IFRS Campus Viamão, e discentes dos cursos de mestrado dos campi do IFRS.

Já aqueles que desejam ministrar oficinas devem realizar sua inscrição até 31 de agosto, podendo ser estudante do ensino médio, do médio profissionalizante, da graduação e da pós-graduação, de segmentos do meio científico e cultural, de empresas, de agências de pesquisa, de ONGs, de fomentadores de projetos comunitários e de responsabilidade social e da comunidade.

As inscrições para participação como ouvinte estão abertas até 16 de outubro e são destinadas a qualquer pessoa, independentemente de vínculo com instituições de ensino. Servidores e discentes do IFRS Campus Viamão podem se inscrever como voluntários.

Integram ainda a programação da VII Mostra os mini-eventos: Desafio Criativo, a Mostra Itinerante de Projetos e o IFRS Portas Abertas, regidos por regulamentos próprios e que ocorrerão em datas anteriores ao evento principal.

Para realizar sua inscrição, em qualquer modalidade, o participante deverá, primeiramente, se cadastrar no Portal de eventos. O tutorial de inscrição no evento está disponível na página da VII Mostra, na aba Inscrições no Evento. O Regulamento da VII Mostra normatiza o evento, apresenta seus objetivos, orienta as submissões de trabalhos, inscrição para a participação e apresentação de trabalhos.

• Período de submissão de trabalhos – até 19/09
  • Período de inscrição de avaliadores dos trabalhos – até 10/10
  • Período de inscrição para ministrantes de oficinas – até 31/08
  • Divulgação trabalhos homologados e necessidade de adequações – 26/09