IFRS Campus Viamão apresenta projeto de extensão “Histórias para adiar o fim do mundo” em evento no Instituto de Letras da UFRGS

No dia 22 de agosto, o projeto de extensão “Histórias para Adiar o Fim do Mundo”, do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS), participou da IV Jornada de Educação Linguística e Literária. O evento semestral teve como tema “As Repercussões das Enchentes no Processo de Ensinar e Aprender Letras” e ocorreu no Instituto de Letras da UFRGS. A visita contou com a presença da coordenadora do projeto, professora Ana Cecato, e das estudantes bolsistas Amanda Leão, Brenda Pereira e Júlia Baumhardt.

Durante o evento, a equipe do projeto apresentou suas ações voltadas para dois segmentos da cadeia do livro no Rio Grande do Sul: os artistas e as bibliotecas, que foram fortemente afetados pelas enchentes. O encontro também proporcionou uma troca de conhecimentos com outros projetos que desenvolvem ações nesse mesmo contexto. “Foi uma experiência incrível, com projetos muito bem explicados e interessantes”, disse Brenda. Júlia afirmou que “as apresentações foram enriquecedoras e as discussões, altamente pertinentes”, destacando a importância do evento para seu crescimento profissional. Amanda ressaltou a satisfação de “participar como apresentadora e ouvinte”, frisando o valor de compartilhar e ouvir relatos voltados ao bem da comunidade.

O projeto “Histórias para Adiar o Fim do Mundo” continua recebendo doações de livros literários, novos ou em bom estado, para ajudar a recompor o acervo de cinco bibliotecas afetadas pelas enchentes. As doações podem ser enviadas para o IFRS Campus Viamão, no endereço: Rodovia Tapir Rocha, 7.000, Bairro Querência, CEP 94440-000. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Este projeto está vinculado ao edital PROEX 18/2024 – Apoio a Projetos de Extensão voltados ao enfrentamento da situação de calamidade resultante da catástrofe climática no estado do Rio Grande do Sul.