Início do conteúdo

Projeto Hortas Escolares Agroecológicas do EcoViamão retoma atividades no Campus Viamão


O Campus Viamão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) retomou, na última semana, as atividades do projeto “Hortas Escolares Agroecológicas” parte do programa EcoViamão (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão e Entorno). O projeto tem como objetivo promover a educação ambiental crítica, o cooperativismo e a segurança alimentar em escolas públicas do município de Viamão.

As ações iniciais dessa nova fase incluíram a limpeza dos canteiros para o plantio de mudas pelas turmas participantes. Além disso, foram colhidos pimentões e salsinha, com a participação dos bolsistas Ana Carolina Silveira Martins, Gustavo Spader e Lívio Schinoff, sob a orientação dos servidores Alexsander Lemos Ferreira e Marcia Yuko Kuamoto. Os bolsistas desempenham um papel fundamental no apoio ao processo produtivo e pedagógico das hortas, com suporte em insumos e ferramentas fornecidos pelo Programa EcoViamão.

O projeto, que já atuou com mais de 30 escolas de Ensino Fundamental e Médio de Viamão, busca tornar as aulas mais dinâmicas e integradas por meio de um ambiente de aprendizagem ativa e interdisciplinar. Os estudantes participam de todas as etapas, desde a escolha das hortaliças até o planejamento e manutenção das hortas em suas escolas.

Além de fomentar a responsabilidade socioambiental e a sustentabilidade, a iniciativa integra o conteúdo pedagógico das disciplinas escolares, incentivando o interesse dos alunos em diversos temas. Os professores são capacitados por meio de oficinas de manejo das hortas e atividades pedagógicas que buscam integrar o espaço das hortas nas aulas.

O principal objetivo do projeto é promover uma educação ambiental crítica por meio de hortas escolares de base ecológica. Especificamente, o projeto busca reconectar estudantes e servidores com o ambiente natural, despertando a consciência de responsabilidade socioambiental. Além disso, visa criar um ambiente de aprendizagem estimulante e criativo, fortalecer valores ecossociais como sustentabilidade, alimentação saudável e cooperação, e utilizar as hortas como laboratórios vivos para a prática reflexiva de diversas atividades didáticas, promovendo também a produção sustentável de alimentos, tanto para a escola quanto para a comunidade.

📷Créditos das fotos: Alexsander Lemos Ferreira

 

Fim do conteúdo