IFRS é parceiro do Programa Autonomia e Renda Petrobras

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma das instituições parceiras do Programa Autonomia e Renda Petrobras. O convênio foi formalizado neste mês de agosto e prevê a oferta de três cursos de formação inicial e continuada (FIC). As qualificações serão gratuitas, voltadas para a atuação no setor de óleo e gás, e direcionadas a pessoas residentes nas proximidades de operações da Petrobras.

Pelo IFRS, as aulas ocorrerão de forma presencial nos campi Alvorada, Porto Alegre e Restinga (Porto Alegre). Dois cursos terão início ainda no ano de 2024: Auxiliar de Serviços Diversos, no Campus Porto Alegre; e Pintor, no Campus Alvorada. Em 2025, será realizado também o Isolador de Tubulações, no Campus Restinga; além de novas turmas de Auxiliar de Serviços Diversos e Pintor nas unidades Porto Alegre e Alvorada.

O público prioritário é formado por pessoas com baixa renda ou sem vínculo formal de emprego; mulheres; pessoas transgênero, transexuais ou travestis; pessoas com deficiência; indígenas; quilombolas; pretos; pardos; e refugiados. O processo de seleção será por sorteio.

Os estudantes receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 660,00 por mês durante o período de aulas. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsa-auxílio será de R$ 858,00 mensais. Todos os detalhes serão publicados futuramente em editais no portal autonomiaerenda.com.br.

A pró-reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti, aponta a importância do projeto ao atender uma população notadamente vulnerável financeiramente e socialmente, a qual foi fragilizada ainda mais pela catástrofe climática do Rio Grande do Sul. Marlova salienta também o alinhamento da proposta do Autonomia e Renda à Política de Extensão da instituição. Um dos objetivos da Política é estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão. “Ficamos felizes em ser um dos parceiros da Petrobras para a realização dos cursos. O IFRS trabalha com educação inclusiva, gratuita e de qualidade, e vai fornecer uma boa formação aos participantes do programa”, observa.

Sobre o Autonomia e Renda Petrobras

O Programa Autonomia e Renda é uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais (IFs). Além do IFRS, outros oito IFs integram o programa no Brasil. A Fundação Ennio de Jesus Pinheiro Amaral de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (FAIFSul) representa os IFs no contrato com a Petrobras, formalizado no dia 27 de junho de 2024. No Rio Grande do Sul, o IF Sul-rio-grandense (IFSul) também participa, com a oferta de cursos nos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Gravataí.

O Programa Autonomia e Renda tem previsão de duração de quatro anos e prevê beneficiar cerca de 6.800 pessoas com formação profissional. Os cursos serão ofertados por IFRS, IFSul, IFMG, IFES, IFRJ, IFF, IFSP, IFPE e IFPR em 30 municípios brasileiros A Petrobras investirá em torno de R$ 130 milhões no Programa.

Mais informações no portal autonomiaerenda.com.br.