Início do conteúdo

Projeto ‘Girl Power’ do IFRS – Campus Viamão busca parcerias no Tecnopuc


O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) apresentou o projeto “Girl Power: Pense como uma Menina” no dia 25 de junho, às 14h, no Auditório do Tecnopuc Viamão. O encontro, voltado às empresas e instituições que compõem o ecossistema tecnológico do Tecnopuc, teve como principal objetivo estabelecer parcerias estratégicas. Essas parcerias são essenciais para que as empresas atuem como mentoras nos projetos desenvolvidos pelas participantes. O “Girl Power” é uma iniciativa indissociável de Ensino, Pesquisa e Extensão, criada por servidores do IFRS – Campus Viamão.

O projeto Girl Power tem como missão empoderar meninas e inspirá-las a se tornarem líderes nas áreas de ciência, artes e tecnologia. Com uma abordagem inclusiva e diversificada, visa promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável. Utilizando metodologias como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e Design Thinking, busca criar um ambiente de aprendizagem que estimule a resolução de problemas reais e o pensamento inovador.

Entre os objetivos estão a formação de um Clube de Ciências, a nomeação de líderes e definição de papéis, o recrutamento de alunas dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRS – Campus Viamão interessadas em ciência e pesquisa, e a capacitação em pesquisa científica, métodos experimentais e ética. O desenvolvimento de projetos é apoiado desde a formulação de hipóteses até a realização de experimentos. O projeto também busca promover a troca de conhecimentos e experiências entre as alunas, estabelecer colaborações com professores e pesquisadores para orientação e mentoria, e organizar eventos de divulgação e participação em feiras e competições científicas.

Durante a reunião, foi enfatizada a importância das empresas do Tecnopuc atuarem como mentoras, oferecendo suporte e orientação para as meninas do projeto. Essa colaboração é vista como essencial para o desenvolvimento de habilidades críticas e para inspirar as participantes a seguirem carreiras nas áreas de STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática). 

Com a implementação do projeto Girl Power, espera-se capacitar as meninas para que explorem seu potencial em campos STEAM, desenvolvendo habilidades críticas e inspirando-as a se tornarem líderes. Além disso, o projeto contribuirá para os objetivos de desenvolvimento sustentável, promovendo a igualdade de gênero e a inclusão nas ciências. 

 

Equipe do projeto:

Coordenação

  • Andréia Ambrósio Accordi  – Técnica em Assuntos Educacionais e Coordenadora de Pesquisa do IFRS – Campus Viamão.

Bolsista

  • Raíssa Perdomo  – Aluna do 2º ano do curso Técnico Integrado em Administração do  IFRS – Campus Viamão.

Voluntárias

  • Marina Toffoli – Aluna do 2º ano do curso Técnico Integrado em Administração do  IFRS – Campus Viamão;
  • Marina Souza  – Aluna do 2º ano do curso Técnico Integrado em Administração do  IFRS – Campus Viamão; e
  • Laura Bernardes  – Aluna do 3º ano do curso Técnico Integrado em Administração do IFRS – Campus Osório.

Colaboradores

  • Aline Gonçalves de Farias Fagundes – Professora de Português e Inglês no IFRS – Campus Viamão;
  • Ana Paula Cecato de Oliveira – Professora de Matemática no IFRS – Campus Viamão;
  • Edilaine Jesus da Rocha – Professora de Informática no IFRS – Campus Viamão;
  • Iury de Almeida Accordi – Professor de Biologia e Coordenador de Ensino no IFRS – Campus Viamão;
  • Márcia Victória Silveira – Técnica em Química da FURG; e
  • Rosana Serpa – Professora de Biologia no IFRS – Campus Viamão.

 

Fim do conteúdo