3º Fórum de Gestão Ambiental – FORUMGA – Campus Viamão do IFRS

Os estudantes  do 3° período do curso superior de gestão ambiental do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Viamão,   estão organizando o  3º Fórum de Gestão Ambiental (FORUMGA).O evento ocorrerá nos dias 17 e 18 de agosto de 2022, a partir das 19 hs, no auditório da instituição.
O FORUMGA  é um evento que ocorre anualmente  no Campus e é organizado pelos estudantes matriculados no componente curricular de Vivência ambiental III do curso. O Fórum, a cada ano, visa discutir temas de relevância socioambiental local, bem como o papel da profissão de gestor ambiental e os desafios para ingressar no mundo do trabalho. Além disso, o evento visa difundir conhecimentos técnicos-científicos, como tecnologias e práticas sustentáveis para a comunidade interna e externa ao campus. A atuação dos estudantes é pautada em ações práticas voltadas para o planejamento, a organização e a execução do evento, com vistas à contribuição para a formação acadêmico-profissional discente.
Neste ano, o tema central é a responsabilidade ambiental na sociedade contemporânea. Nesse contexto, o evento contará na sua programação com palestras sobre o Atlas Socioambiental de Viamão e sobre Unidades de Conservação.
O Fórum também terá uma mesa-redonda acerca da carreira do gestor ambiental.
Programação:
17/08 – quarta-feira
19h – Abertura com apresentação artística cultural

19h30 – PALESTRAS:

• Atlas Socioambiental de Viamão (Profa. Dra. Nina Simone Vilaverde Moura)
  • Unidades de Conservação (Prof. Dr. Denirio Itamar Lopes Marques)

21h40  – Coquetel de encerramento

18/08 – quinta-feira

19h – Apresentação artística-cultural

19h30 – MESA-REDONDA:

•  Carreira do Gestor Ambiental

Debatedores:
– Beatriz Regina Pedrotti Fabião – Carlos da Silva Freitas
– Julio Cesar Nunes Rolhano
(Gestores Ambientais egressos do Instituto Federal)
Mediação:
    – Profa. Me. Andréia Castro de Paula Nunes

21h15 – Coquetel de encerramento

Todos  estão convidados para participar do evento, em especial, os estudantes do eixo ambiental.