Estude no IFRS: vem aí o Processo Seletivo de estudantes 2022/2

São cursos técnicos e superiores gratuitos com vagas para ingresso de estudantes no segundo semestre em dez campi do IFRS

O Campus Viamão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) vai ofertar vagas nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (Técnico em Administração, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Serviços Públicos) , todos serão no turno da noite e presenciais, para ingresso de estudantes no segundo semestre de 2022.  Todos os cursos do IFRS são gratuitos.

Como será a seleção dos estudantes:

• Nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, a seleção ocorrerá por meio de sorteio ou pela nota do Enem (os candidatos podem usar a nota do Enem desde 2016 até a atual).

Os interessados precisam passar por uma seleção, que será feita por meio de uma prova ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (pode ser usada a nota desde o ano de 2016 até a atual) ou ainda por sorteio entre os inscritos, dependendo do curso.

📍 Confira aqui os campi e as opções cursos que oferecem vagas

Sobre as inscrições

Para se inscrever, é preciso ter CPF próprio e cadastro no site Gov.br (saiba mais sobre como fazer o CPF e como criar conta no site Gov.br). Além disso, há uma taxa de inscrição para participar do processo seletivo: para cursos técnicos, a taxa será R$ 20,00 (ingresso via Sorteio ou sorteio/Enem). Não há cobrança de taxa de inscrição para cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mas os candidatos podem solicitar a gratuidade (isenção) da taxa, no período de 27 de abril a 05 de maio de 2022. Para saber como solicitar a isenção, acesse o documento com orientações (edital de isenção).

Para saber mais

site do Processo Seletivo 2022/2 está no ar e será atualizado conforme as informações forem divulgadas. Já é possível conferir as “Perguntas Frequentes”, saber mais sobre os campi participantes e os cursos ofertados neste Processo Seletivo. É importante que os candidatos acessem o site com frequência, para acompanhar as novidades.

⚠️ Principais datas do Processo Seletivo:

Pedidos de gratuidade (isenção) da taxa de inscrição – de 27 de abril a 05 de maio de 2022.

Período de inscrições para concorrer às vagas nos cursos – de 09 a 22 de maio de 2022, pelo link que será publicado no site https://ingresso.ifrs.edu.br/2022-2/.

Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 12 de junho.

📍 Acompanhe o site do Processo Seletivo 2022/2 do IFRS para saber mais detalhes e conferir as novas divulgações.