IFRS realiza primeiro Seminário de Integração – Residência Pedagógica

Com o objetivo de discutir os impactos e as perspectivas do Programa de Residência Pedagógica, bem como integrar a comunidade acadêmica dos cursos de licenciatura com as escolas-campo e os representantes das redes de educação, será realizada a primeira edição do “Seminário de Integração – Residência Pedagógica”. A atividade ocorrerá de forma on-line de 8 a 10 de setembro de 2021 e contará com a participação de palestrantes convidados, dos residentes, preceptores e docentes-orientadores. A Residência Pedagógica estimula a interação entre teoria e prática para os futuros professores, estudantes de cursos de licenciatura, por meio das parcerias entre as instituições de ensino superior e as redes públicas da educação básica (saiba mais abaixo).

Na primeira noite do evento será tratado o impacto da Residência Pedagógica para a política nacional de formação de professores e para as redes de ensino. Nas outras duas noites, os participantes contarão as experiências que estão vivenciando nas escolas-campo, especialmente com essa nova realidade do ensino não-presencial para os residentes, suas dificuldades e perspectivas.

O evento será virtual, das 18h30min às 21h30min, aberto à comunidade do IFRS e demais interessados no assunto. Não é necessário fazer inscrição e as atividades poderão ser acompanhadas pelo canal oficial do IFRS no Youtube. Será fornecido certificado de participação. A organização é do Programa Institucional de Residência Pedagógica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Sobre o Programa Institucional de Residência Pedagógica do IFRS

A Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de um conjunto de atividades desenvolvidas por um futuro professor, estudante do curso de licenciatura, em uma escola pública da rede de educação básica. O programa prevê o acompanhamento do licenciando por um professor da escola-campo (preceptor) e a orientação de um docente do IFRS.

A Residência visa atender os objetivos da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação, fomentando projetos que envolvam a interação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, por meio das parcerias entre as instituições de ensino superior e as redes públicas da educação básica.

A primeira edição ocorreu de 2018 a 2020 e essa segunda edição se estende até abril de 2022. No IFRS existem atualmente 47 residentes, seis preceptores e cinco docentes orientadores.

Para a coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica no IFRS, Camila Riegel Debom, a perspectiva é de que o programa cresça, não só na instituição de ensino (IES), com a participação de mais licenciaturas, mas a nível nacional, tornando-se tão amplo quanto o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). “Os relatos de quem participou da primeira edição endossam uma perspectiva de formação mais sólida para o licenciando, melhorando a qualidade da formação de professores como um todo”, finaliza.

Confira a Programação