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Mudanças no Google Meet para videoconferências
A plataforma Google Meet, utilizada para a realização de videoconferências, terá alterações a partir de 30 de setembro de 2020. Na modalidade G Suite for Education, utilizada no IFRS a partir do e-mail institucional (@ifrs.edu.br ou @seucampus.edu.br), haverá limitações para alguns recursos avançados. São funcionalidades que estavam liberadas desde o primeiro trimestre do ano devido à pandemia de coronavírus e agora voltam a ficar restritas.
Google Meet no IFRS
O IFRS é membro dos serviços G Suite for Education da Google. A partir de 30 de setembro, haverá limitações em relação ao uso atual nessa modalidade. Mesmo assim, acessando o Google Meet pelo e-mail institucional, os servidores encontram um conjunto de funcionalidades mais amplo do que usando o @gmail.com.
Entre as principais alterações está o limite nas salas de videoconferência, que passará para cem participantes (atualmente é de 250 participantes por sala). Outra mudança será a impossibilidade de transmissão da reunião ao vivo diretamente da plataforma (será necessário utilizar uma ferramenta e transmitir para outras plataformas, como o YouTube).
A Google anunciou também mudanças previstas para ocorrer ainda em 2020, mas sem data marcada, nas gravações de videoconferências realizadas pelo Meet. Os arquivos gerados a partir dessas gravações serão temporários, com duração de até 30 dias. Esse arquivo poderá ser compartilhado apenas para e-mails do mesmo domínio do criador da videoconferência (@ifrs.edu.br ou @seucampus.ifrs.edu.br) e não será permitido fazer o download.
Lembrando que, para um convidado acessar uma conferência do Google Meet, é necessário que tenha um e-mail @gmail.
Webconferência RNP
Outra ferramenta institucional disponível para videoconferências é a Webconferência RNP, a ferramenta oficial do IFRS para a realização de reuniões e que também pode ser utilizada para as atividades pedagógicas não presenciais síncronas.
Cada servidor tem à disposição uma sala própria e com endereço fixo na RNP, que pode ser utilizada com até 75 participantes. Em alguns campi, está disponível a integração da Webconferência RNP com o Moodle, e o professor pode inclusive criar uma sala de aula da mesma forma que adiciona um conteúdo ou atividade (a funcionalidade é conhecida como BigBlueButton).
Confira e compare algumas funcionalidades:
Característica | Conferênciaweb RNP | Google Meet (considerando a partir de 30/09) |
Acesso à sala | Aprovação a cada convidado ou liberar a entrada de todos a cada sessão | Necessita de e-mail @gmail ou vinculado (como @ifrs.edu.br e @seucampus.ifrs.edu.br). É necessária a aprovação a cada convidado se o e-mail for de outro domínio |
Link | Fixo, se fornecido diretamente pelo servidor | Variável |
Limite de participantes | 75 | 100 |
Limite de câmeras, telas e microfones abertos simultaneamente | 12 | Não informado |
Compartilhamento de tela | Sim | Sim |
Levantar a mão | Sim | Não |
Enquete | Sim | Não |
Bloco de anotações | Sim | Não |
Chat privado | Sim | Não |
Passar slides na mesma tela que visualiza os alunos e chat | Sim | Não |
Cronômetro | Sim | Não |
Sala privada | Sim | Não |
Gravação temporária | Não | Sim |
Download do vídeo gerado | – | Em fase de descontinuidade |
Integração com o Moodle | Sim (verificar se o seu campus disponibilizou) | Não |
Acesso | Via navegador em qualquer dispositivo | Em computadores pode ser via navegador; em tablets e celular exige aplicativo Meet. Para ambos os casos é preciso ter conta Gmail. |
Transmissão ao vivo pela própria ferramenta | Sim | Não |