Segundo dia da Semana Acadêmica trouxe palestras sobre diversas áreas do conhecimento

No dia 01/10, última terça-feira, a programação da II Semana Acadêmica do IFRS campus Vacaria contou com palestras diversificadas envolvendo diferentes áreas do conhecimento. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir livros e DVD’s no sebo promovido pelos estudantes do terceiro ano do curso técnico em Multimídia integrado ao ensino médio e a Associação Amigos da Biblioteca Pública Theobaldo Borges Paim (ABT).

Na palestra Controle biológico de doenças na agricultura: Realidade ou Futuro?, proferida pelo Dr. Marcus Kurtz Almança, os presentes puderam entender melhor sobre os mecanismos de controle biológico de doenças de plantas, caracterizado como o controle de um microrganismo por meio de outro microrganismo. Segundo Marcus, o uso desse método, introduzidos através de produtos biológicos ou microbiológicos, vem apresentando cada vez maior participação na agricultura, desde a produção orgânica até a convencional.

O engenheiro agrônomo Bruno Scopel Vanin, do SEBRAE, tratou do tema Ovinocultura profissional: O caminho para produção de cordeiros de qualidade, atividade com um papel importante na geração de renda dos produtores rurais na região de Vacaria. Segundo ele a produção é um dos fatores decisivos na lucratividade da ovinocultura e, para produzir de forma eficiente, é imprescindível ter conhecimento sobre as ferramentas zootécnicas.

Aline Nondillo, que possui doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Rio Claro (2013), tratou sobre o tema A Vida Secreta das Formigas, tema que faz parte da Entomologia (estudo dos insetos) área na qual Aline possui experiência (com ênfase em Entomologia Agrícola, na área de Diversidade, Biologia, comportamento e controle de formigas). Segundo a professora e pesquisadora as “formigas são fascinantes e capazes de organizar sociedades complexas que trabalham em perfeita harmonia e cooperação”.

Na área educativa, a palestrante Ingrid Junkes Dal Molin promoveu a primeira parte do curso Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no qual buscou promover reflexões sobre a importância de jogos e materiais lúdico-manipulativos para a referida disciplina. A atividade, voltada ao curso de Pedagogia, terá sua parte final no dia 04/10, próxima sexta-feira.

Já no curso Direção de Fotografia no Cinema, a cineasta Kike Kreuger, compartilhou com os presentes o conhecimento adquirido durante a atuação profissional em filmes e documentários. “Sempre tive essa vontade de ensinar, e essa foi uma oportunidade muito boa, estou achando o espaço muito legal, tem muita gente assistindo e interessada, achei ótimo vir de Florianópolis para cá, trazendo um pouco do conhecimento e da prática que tive nos últimos anos, e esse é um saber que não está nos livros”, afirma ela. Para quem quer atuar na área Kike recomenda; “a primeira dica que eu dou é praticar e exercitar o olhar, porque é isso que vai destacar o diretor ou a diretora de fotografia, então treinar o ver, o enxergar, buscar aquilo que se destaca no nosso entorno, exercitar o enquadramento é muito importante”, além de “estudar referências, buscar imagens de outros fotógrafos ou fotógrafas, história da arte… qualquer tipo de imagem artística sempre tem algo para contribuir, seja na cor ou na luz”.

O curso de Logística promoveu, na quarta edição de simpósios do curso, uma conversa com profissionais da área que atuam nas empresas locais (RAR, Rasip, Moinho Vacaria e Frutini). Os estudantes tiveram a oportunidade de questionar os convidados sobre a rotina da profissão, o funcionamento das empresas, bem como as dificuldades e oportunidades oferecidas no mercado.

Rafhael Rodrigues Cunha, servidor do IFRS e doutorando em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), palestrou sobre o tema Sistemas multiagentes: Um paradigma de programação multidimensional aplicado a interações sociais. Sistemas multiagentes compõe uma das áreas da inteligência artificial, sendo capazes de interagir de forma semelhante aos humanos, trata-se, portanto de uma área promissora para o mercado de trabalho. “Minha fala se concentrou em elencar algumas tendências tecnológicas e sociais que levaram ao surgimento da área de sistemas multiagentes”, afirma Rafhael. O conteúdo de palestra concentrou-se nas potencialidades da área, diferenciando-a dos demais paradigmas tradicionais de desenvolvimento de software, bem como as demais dimensões que podem ser envolvidas no desenvolvimento de um sistema multiagentes, focando principalmente nas características do ambiente e dos modelos organizacionais.