Projetos de Oficinas 4.0 poderão concorrer a apoio financeiro em edital da Setec

Está publicado o Edital nº 83/2022, que pretende selecionar projetos de Oficinas 4.0 para capacitação de estudantes, no âmbito das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), com o apoio técnico e operacional do Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Não há limite de quantidade de propostas a serem submetidas por instituição proponente.  A submissão pode ser realizada até 23 de outubro de 2022.

Da seleção:

Serão selecionadas 40 propostas de implementação das Oficinas 4.0, combinadas ao empreendedorismo e à inovação, sendo que cada proposta poderá ser contemplada com recursos financeiros de até R$ 68 mil ao longo de dez meses. Os recursos serão destinados para financiar insumos de pesquisa, material de consumo e bolsas para o orientador e os estudantes integrantes da equipe do projeto.

Das inscrições:

As submissões deverão ser realizadas pelo professor orientador, obrigatoriamente servidor da Rede Federal, por meio de sistema eletrônico, conforme orientações do edital.

A proposta deve conter um projeto de inovação tecnológica relacionado a demanda real oriunda do setor produtivo. Cada projeto terá uma equipe com os seguintes integrantes bolsistas: professor orientador de equipe e estudantes de diferentes níveis de educação, regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação oferecidos pela instituição proponente.

Para mais informações, consulte o Edital nº 83/2022 da Setec/MEC. Para esclarecimento de dúvidas e suporte aos projetos , o atendimento é pelo email [email protected].

Sobre o programa Oficinas 4.0:

As Oficinas 4.0 constituem-se em um programa de atividades extracurriculares executadas em espaços de construção coletiva por meio de aprendizagem baseada em projetos. São voltadas à construção de soluções para demandas reais oriundas do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver nos estudantes as competências requeridas para o empreendedorismo, a inovação e o uso das tecnologias digitais da Economia 4.0.