Geral
Projeto do IFRS – campus Vacaria promove encontro sobre arte afro-brasileira
O projeto de extensão “Vivências, história, cultura e arte dos territórios negros em Vacaria” promove no dia 23/11, às 19h30min, encontro on-line sobre “Arte afro-brasileira: Cultura e resistência”, com os convidados Wilton Santos e Sania Maciel Batista. Os(as) interessados(as) em participar devem se inscrever através do formulário do link: https://forms.gle/eVZFp63fMFpMV66u7. Será fornecido certificado aos(às) participantes.
O evento artístico-cultural abordará a arte afro-brasileira relacionada à história, cultura e resistência do povo negro e contará com relatos de trabalhos artísticos no contexto da educação e sociedade.
A proposta conta com o apoio do Núcleo de Ações Afirmativas do IFRS – campus Vacaria. A atividade será realizada através da plataforma Google Meet e o link para a sala será enviado aos inscritos através de mensagem de e-mail no dia do evento.
Sobre os palestrantes
Wilton Santos é poeta, intérprete, ator, bailarino da dança afro, amante da literatura afro-brasileira e agente cultural da cidade de Estância Jardim – SE. O convidado já publicou os livros: Herdeiro de Zumbi, Porto do cais, Preta Sinhá Preto Sinhô e Brasileirismo.
Sania Maciel Batista atua como diretora teatral. É formada em Artes Cênicas pela F.E.S. Macunaíma/SP e em Psicopedagogia, tem experiência com Teatro do oprimido (Boal), Teatro dialético (Bertold Brecht, Stanislavski) e Satyrus e fez cursos pela Casa de Cultura Mario Quintana. Recebeu prêmio da UNESCO pelo projeto “A arte de brincar segundo a metodologia M. Pikler”, desenvolvido para resgate do lúdico através de vivências teatrais de crianças que sofreram diferentes tipos de violência na Casalar. Tem vivências com Miguel Falabela.
Sobre o projeto
O projeto de extensão “Vivências, história, cultura e arte dos territórios negros em Vacaria” pretende fomentar o resgate e compartilhamento das contribuições históricas do povo negro em diferentes aspectos para o município de Vacaria (e região), além de buscar destacar as manifestações afro-brasileiras desenvolvidas na atualidade.