Estudantes inovadores: projeto do IFRS – campus Vacaria busca soluções para uma internet mais eficiente e acessível

Quando falamos em promover a inovação tecnológica, é comum pensarmos em exemplos de regiões metropolitanas e elitizadas. Fora deste padrão com maior visibilidade social, no IFRS – campus Vacaria, há diversos estudantes interessados em colocar em prática ainda durante seus cursos o que aprendem na instituição, que é pública e gratuita, para benefício da sociedade.

No curso técnico de Multimídia integrado ao ensino médio, por exemplo, os discentes têm a oportunidade de qualificarem-se em disciplinas e projetos relacionados à Ciência da Computação, entre outras áreas abordadas. É o caso dos estudantes Diego Cardoso Nunes e Eduardo Chedid Padilha Ribeiro, bolsistas do projeto “App2Net: Uma marketplace para redes virtuais programáveis” propõe uma marketplace (um tipo de loja de aplicativos) voltada à distribuição e implantação dessas aplicações de rede (chamadas de NetApps), auxiliando os administradores de redes em tarefas que normalmente demandam tempo, conhecimento técnico aprofundado e envolvem altos custos e riscos. A equipe é orientada pelo professor Dr. Ricardo Luis dos Santos.

Diego e Eduardo exploram soluções para um dos muitos limites que o uso da tecnologia tem: as configurações das redes de computador. Para os usuários leigos, trata-se de uma estrutura essencialmente invisível, mas ainda assim fundamental para que empresas e residências tenham acesso à internet. Os bolsistas explicam que a instalação das redes atualmente pode se caracterizar como “um processo muito lento, custoso e com riscos”. Diante disso, o projeto pretende conceber uma plataforma que facilite a implantação de aplicações de rede, o que oportuniza torná-las “mais seguras, eficientes, dinâmicas e robustas, permitindo ainda reduzir custos e simplificar processos complexos”.

As imagens acima mostram a apresentação do projeto durante o Salão do Conhecimento, que teve sua edição virtual realizada entre os dias 30/11 e 04/12 e contou com a participação da comunidade do campus Vacaria. As apresentações podem ser acessadas na íntegra no canal do evento.