Estudantes do IFRS conquistam premiações na Obmep

Como já é tradição, os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistaram bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A novidade da 18ª edição ficou por conta do destaque para o Campus Veranópolis, que receberá um troféu em razão dos resultados de seus alunos na competição. A unidade foi selecionada enquanto escola pública seletiva (que admite os estudantes por processo de seleção),  a partir de critérios de pontuação estabelecidos no edital da Obmep.

A olimpíada de matemática, maior competição científica da área no país, reuniu mais de 18,3 milhões de participantes entre os níveis fundamental e médio na edição de 2023. Foram alcançados 99,78% dos municípios e mais de 55 mil escolas brasileiras.

No IFRS, além do prêmio do Campus Veranópolis, os estudantes conquistaram: uma medalha de ouro, seis de prata, cinco medalhas de bronze e 95 menções honrosas. As cerimônias de premiação da 18ª Obmep acontecem neste ano, em datas a serem definidas.

Alunos e egressos do IFRS – campus Vacaria que receberão certificado de Menção Honrosa:

• João Vytor Gazolla Antunes
  • Eduarda Post Michels
  • Eduardo Paganella Bortolon
  • Gabriel Pereira de Athaydes
  • Mariana Ferreira Quiroz
  • Julia Cioato Gomez
  • Morgana de Almeida Trintin
  • Júlia dos Santos Schuler
  • Mariana Alban Matheus
  • Pablo da Rosa Pimentel

Sobre a Obmep

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Destinada a estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do médio, a competição contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

A olimpíada também visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.