Início do conteúdo

Estudantes do Campus Vacaria têm texto publicado em livro sobre relatos da enchente de maio de 2024


Cinco estudantes e um professor do Campus Vacaria participaram do livro “Relatos da enchente de maio de 2024: Memórias da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul”, publicado em março de 2025. O texto é intitulado “Aristóteles e a amizade: uma odisseia inesperada” e foi escrito pelas estudantes Jenifer Souza Jannes e Laura de Lima Dal Bem, ambas atualmente cursando o quarto ano do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, e pelo professor Franco Soares. Além das autoras do texto, o ocorrido em maio de 2024 também envolveu as estudantes Luiza Mara Pagno, colega das autoras, mais Mariana Alban e Sofia Weber, na época estudantes do quarto ano do curso técnico em Multimídia integrado ao Ensino Médio, atualmente cursando, respectivamente, Letras na UFRGS e Música na UFPR.

O grupo tinha como objetivo participar de um evento no Campus do Vale da UFRGS, mas foi impedido pela obstrução da ERS-122, apenas conseguindo retornar para Vacaria cinco dias após a partida. “A experiência foi, ao mesmo tempo, angustiante, mas uma grande amostra de como uma situação trágica pode fortalecer os laços que já existem e criar novos. Não podíamos controlar a situação, mas nossa união ajudou com que passássemos por tudo juntos. Poder escrever sobre nossas vivências e compartilhar com outros é gratificante”, afirma Laura. Já Jenifer conta que “viver essa experiência, escrever sobre ela, ler e reler as palavras que descrevem não apenas esta história, mas tantas outras contadas neste livro, é lembrar da resistência que mostramos diante do que parece estar além do nosso controle. Essas situações podem transformar nossas vidas para sempre. No entanto, ao refletir sobre cada palavra, percebo que, sozinhos, não somos capazes de mudar essas realidades. É na amizade, no compartilhamento de verdadeiras virtudes com os outros, que encontramos forças para enfrentar as dificuldades. E, mesmo quando os problemas parecem maiores que nós, devemos lembrar, como disse Aristóteles, que ‘a amizade é um ato de amor dirigido ao próximo’.”

Com 221 páginas, o livro está disponível gratuitamente no Repositório Institucional do IFRS: repositorio.ifrs.edu.br. Os textos foram selecionados pelo Edital Proppi/Proen/Proex 02/2024. A publicação tem organização das Pró-reitorias de Ensino (Proen); Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi); além da Extensão (Proex) do IFRS. Além disso, houve colaboração de avaliadores dos Institutos Federais gaúchos, de Santa Catarina e do Paraná.

O livro tem como objetivo preservar a memória e transmitir um pouco do que foi vivenciado em maio de 2024, momento em que o Rio Grande do Sul passou pela pior catástrofe climática de sua história, com chuvas intensas que provocaram deslizamentos e alagamentos, trazendo riscos e prejuízos. A catástrofe também afetou diretamente a comunidade acadêmica e a estrutura dos campi do IFRS, que enfrentaram esses momentos difíceis com ações de solidariedade e resiliência.

Fim do conteúdo