Confira algumas atividades desenvolvidas pelo Campus na área de meio ambiente

Em junho, mês dedicado para o meio ambiente, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Vacaria, realizou diversas atividades, integrando alunos, servidores e comunidade. As ações foram voltadas para a conscientização dos estudantes, principalmente, na parte da reciclagem e das boas práticas e cuidados com o patrimônio.

O Projeto IF + Limpo, coordenado pela servidora Drª Ilda de Castro, vem, desde o seu surgimento, proporcionando  aos alunos e aos servidores envolvidos oficinas regulares direcionadas para a preservação do meio ambiente. Uma das atividades realizadas pela equipe foi a confecção de latas de lixo personalizadas, com a finalidade de separar corretamente os resíduos secos e orgânicos. O lixo seco (que for separado adequadamente) será material usado em outras oficinas.

Além disso, o campus incentiva o uso de canecas fornecidas pela instituição para que não seja necessária a utilização de copos descartáveis. Por meio dessa ação, estimula-se a menor produção de lixo pela comunidade acadêmica.

O Instituto também oferece aos alunos a discussão e a produção de trabalhos científicos voltados ao referido tema, como por exemplo: a pesquisa sobre restauração da mata nativa nos Campos de Cima da Serra (um trabalho que já possibilitou destaque à estudante Luane Vieira Figueiredo no 6º Seminário de Extensão do IFRS, ocorrido em 2018); a pesquisa sobre o armazenamento do bagaço da maçã de forma sustentável e rentável, através do processo de silagem; o trabalho de ensino, pesquisa e extensão sobre o tratamento de efluentes com macrófitas (plantas aquáticas) na melhoria da qualidade da água na região e o vídeo de conscientização sobre a reciclagem em Vacaria, desenvolvido em parceria com a rádio Fátima. Essas atividades evidenciam a importância da preservação ambiental, debatendo e repensando as ações desenvolvidas.

De forma geral, o IFRS – Campus Vacaria  está permanentemente conscientizando os alunos, os servidores e a comunidade. Diante dessas práticas, os envolvidos conseguem ampliar os projetos, melhorando a convivência com o meio ambiente.

A reportagem a seguir foi produzida pela estudante do curso técnico em Multimídia integrado ao ensino médio, Morgana de Oliveira Souza, como atividade do projeto de extensão IF em Pauta, que tem como objetivo divulgar o Campus do IFRS em Vacaria e região. A revisão foi da docente Caroline de Morais e a edição de Clarissa Deggeroni. Além desses integrantes, participam do projeto: Argus Dutra de Almeida, Mariana Batalha de Mello, Meiriely da Silva Oliveira (também alunos da Multimídia) e a técnica-administrativa Alessandra dos Santos Paim .