Início do conteúdo

Campus Vacaria tem projeto entre os finalistas na Febrace 2025


Projetos de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foram mais uma vez selecionados como finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Na edição 2025, cinco trabalhos do IFRS estarão presentes. Haverá representantes dos campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Feliz, Osório e Vacaria. A feira será realizada de 24 a 28 de março de 2025, na Universidade de São Paulo (USP).

No total, foram aproximadamente 2.700 projetos inscritos para esta edição, sendo 276 selecionados como finalistas. Esses serão apresentados no evento presencial e também exibidos na Mostra Virtual da Febrace.

 

Campus Vacaria

Projeto: Diferentes Métodos para Incrustação de Insetos em Resina Destinados à Confecção de Caixa Entomológica Didática

Desenvolvido pela estudante Melanie Ivaní Nicolodi com a orientação do professor Rafael Roberto Dallegrave Negretti

Área: Ciências Agrárias – Agronomia

A incrustação com resina é uma tônica que permite a preservação de diversos materiais e suas características originais ao longo do tempo, como insetos. Blocos de resina são ótimos como materiais didáticos, neles pode-se observar aspectos morfológicos de espécimes. Esse projeto teve o objetivo de avaliar a eficiência de duas resinas na qualidade de blocos incrustados de insetos para fins didáticos no ensino dos cursos Técnicos em Agropecuária Integrado e Agronomia O trabalho foi realizado no laboratório de fitossanidade (LabFito) do Campus Vacaria.

Melanie e Rafael durante a Mostra, em 2024

 

Sobre a Febrace

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Febrace é a maior mostra brasileira pré-universitária de projetos científicos em abrangência e visibilidade. Além de mostra, promove ações com o objetivo de estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Para mais informações, acesse o site da Febrace.

Fim do conteúdo