Campus participará de atividade em alusão ao Setembro Amarelo em Vacaria

O evento ocorrerá na Casa do Povo, no próximo dia 13 (sexta-feira), a partir das 20h, com o intuito de abordar a temática do suicídio; o ingresso é um quilo de alimento não perecível.

Duas jovens desconhecidas se encontram numa situação-limite. Sem saber o que fazer das suas vidas vazias, pensam em tomar juntas uma atitude radical. É a partir desse contexto que ocorre a experiência cênica “De Volta à Vida”, dirigida por Sânia Maciel, formada em Artes Cênicas pela F.E.S. Macunaíma (São Paulo – SP). Encenada pelo grupo de Teatro (R)Existência, traz na maior parte do elenco atores, estudantes de escolas públicas, dentre eles, do IFRS. A atividade ocorrerá no dia 13 de setembro, a partir das 20h, na Casa do Povo, em Vacaria. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.
Além do teatro, haverá espaço para reflexões sobre o tema. O professor do IFRS – campus Vacaria, Dr. Adair Adams, traçará um panorama sobre “Depressão e Subjetividade”, tema relacionado ao projeto de ensino que coordena, denominado “A Constituição da Subjetividade”, que conta com a bolsista Pamela de Sousa Fioro dos Santos, além do Projeto de Formação e Integração (PFI) “A ansiedade em estudantes de ensino médio” desenvolvido pela estudante Maiani Domingues.
Além da participação do Instituto e do grupo de teatro, o evento é promovido pela Frente Parlamentar de Promoção e Defesa da Igualdade Racial. A professora e vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva falará sobre “Setembro Amarelo – Legislação e Prevenção”. Já o presidente da Associação de Amparo a Meninos Assistidos Santa Cecília (AMMA) falará sobre a importância do diálogo.

O Espetáculo

O título da performance “De Volta à Vida” é a tradução literal da música “Coming Back to Life”, Pink Floyd. “A montagem aborda a falta de perspectiva, em um momento em que a depressão está tirando os horizontes dos adolescentes”, afirma a diretora Sânia. “A realidade retratada é o fio que amarra a estética do espetáculo, norteando também cenário, figurinos e trilha sonora. […] Fica claro que não há o desejo de morte, mas de sair daquela angústia”, completa ela.