Início do conteúdo

Concurso de redação premia estudantes do IFRS


Estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS – Campus Vacaria participaram, na tarde de 26 de junho de 2025, de uma atividade formativa sobre prevenção e combate ao bullying e ao cyberbullying, conduzida por Clóvis Rodrigues da Silva Júnior, presidente da Comissão OAB vai à Escola. O projeto, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em diversas subseções do país, tem como objetivo difundir conhecimento jurídico, noções de cidadania e informações sobre direitos e deveres de crianças e adolescentes, por meio de palestras e oficinas sobre temas como bullying, violência e uso responsável da internet.

A partir da atividade, estudantes do 1º ano dos três cursos técnicos integrados produziram redações, destacando a relevância da conscientização sobre a temática. O processo de escrita e revisão contou com a mediação dos professores Francisco Bezerra dos Santos e Letícia Berneira Cardozo, responsáveis pelo componente curricular de Língua Portuguesa, Literatura e Produção de texto.

A cerimônia de premiação das redações ocorreu em 4 de setembro de 2025. Na ocasião, os autores receberam lembranças personalizadas, entregues por colegas de turma. As redações premiadas foram:

Luiz Fernando Longhi Simioni, 1º ano do Técnico em Administração, com a redação O bullying no Brasil e seu impacto na vida dos jovens;
Joedna Macedo Braz, 1º ano do Técnico em Multimídia, com a redação Bullying;
Arthur Rossi de Oliveira, 1º ano do Técnico em Agropecuária, com a redação A violência por trás das telas.
Em seu discurso, o professor Francisco Bezerra ressaltou:

“Celebramos hoje a premiação do concurso de redações dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio IFRS Vacaria, em parceria com os representantes da OAB! Talentos revelados, palavras que inspiram e muito orgulho de nossa juventude. Parabéns a todos os participantes”.

A professora Letícia Berneira Cardozo também destacou a relevância do projeto para a formação crítica dos alunos. Segundo ela, “a experiência evidenciou o poder da escrita e da linguagem como instrumentos de consciência crítica e de enfrentamento de temas essenciais à sociedade. Ao mesmo tempo, revelou o potencial criativo dos estudantes e reafirmou o caráter positivo da atividade, que une reflexão e cidadania.”

Estiveram presentes na entrega da premiação, Clóvis Rodrigues da Silva Júnior e Matheus Zingalli Cunha, representantes da OAB local. Ambos enfatizaram a importância da conscientização da comunidade escolar e da sociedade sobre o tema. Eles também valorizaram o empenho dos estudantes na produção das redações, evidenciando o papel de parcerias institucionais no fortalecimento de ações educativas.

O IFRS – Campus Vacaria agradece a OAB pela parceria e reforça que a instituição está aberta a iniciativas formativas que contribuam para uma educação humanizadora. A direção parabeniza todos os estudantes pelo comprometimento e incentiva os premiados a seguirem motivados na escrita, ressaltando o compromisso do Instituto com uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Confira algumas imagens:

Fim do conteúdo