Polo Olímpico de Robótica Educacional será inaugurado e aberto a estudantes gaúchos

Polo realizará a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, além de outras ações previstas para  este ano.

No dia 28 de setembro de 2024, será realizado o lançamento oficial do Polo Olímpico de Conhecimento em Robótica Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O projeto, de caráter intercampi e interinstitucional, reúne os campi Porto Alegre e Restinga (IFRS) e o Campus Gravataí (IFSul). Durante o lançamento, que acontecerá no Campus Porto Alegre, será realizada também a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica Educacional (OBR).

Os polos olímpicos de conhecimento são espaços que buscam promover a excelência acadêmica e a pesquisa em diversas áreas do conhecimento (matemática, física, química, robótica e outras), de maneira semelhante aos valores e objetivos das olimpíadas esportivas. Esses locais podem ser criados em nível regional, nacional ou internacional e têm como objetivo identificar e desenvolver talentos intelectuais. A proposta é que envolvam mais de uma instituição de ensino, gerem tecnologias, repliquem conhecimentos e sejam referências em suas áreas de atuação.

No caso do IFRS e IFSul, o objetivo é que seja uma referência para equipes de robótica, tanto iniciantes quanto avançadas. O polo estará aberto para receber grupos de robótica de escolas públicas e privadas, bem como grupos de alunos interessados no tema, oportunizando o preparo e aprimoramento do seu desempenho para participar de competições nacionais e internacionais. Também pretende ofertar cursos de extensão, cursos online abertos e massivos sem tutoria (moocs), uso de ferramentas de fabricação digital, construção de robôs e outras atividades e experiências colaborativas na área.

O projeto já conta com a participação de professores e estudantes do ensino médio técnico e de graduação, de ambas as instituições (Edital nº 36/2024), além de estudantes do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPEI) do IFRS, que atuam como voluntários. Em breve, serão adquiridos equipamentos e materiais para as atividades. Ainda em 2024, o polo oferecerá um curso de capacitação para juízes da OBR.

Um evento para iniciar a jornada

Durante a inauguração, o espaço sediará a etapa estadual da OBR. A competição é voltada para estudantes brasileiros de 6 a 19 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico. Ela inclui atividades práticas com robôs e provas teóricas realizadas em todo o Brasil e abrange as categorias:

• Robótica de resgate – a construção de um robô autônomo que seja capaz de resgatar vítimas em um ambiente de desastre passando por todos os perigos do caminho, sem intervenção humana.
  • Robótica artística – construção de robôs que possam fazer uma apresentação artística de dança, teatro,  mágica, show de comédia entre outros.
  • Robótica virtual – produção de vídeo de projeto de robótica de resgate ou criação de um robô virtual para competir em provas simuladas de resgate.

Os estudantes também são classificados em níveis:

• nível 0 (alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental);
  • nível 1 (alunos do 4º ao 7º ano do ensino fundamental) e;
  • nível 2 (estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e de todos os anos do ensino médio ou técnico).

Para o evento já foram confirmados:

• 39 equipes inscritas na modalidade de resgate Ensino Fundamental Nível 1;
  • 62 equipes inscritas na modalidade de resgate Ensino Fundamental Nível 2;
  • 16 equipes inscritas na modalidade artística Ensino Fundamental Nível 1;
  • Sete equipes inscritas na modalidade artística Ensino Fundamental Nível 2.

A organização local do evento é composta pelos seguintes participantes: IFRS – Campus Porto Alegre e Campus Restinga, IFSul – Campus Gravataí, Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS, POALAB, Inovalab@Restinga, Robolab, IFMaker Gravataí e Polo Olímpico de Robótica Educacional.

Interessados em conhecer mais sobre o polo podem entrar em contato com o coordenador do projeto, o professor André Peres ([email protected]). Mais informações sobre a olimpíada no site da Olimpíada Brasileira de Robótica Educacional.

Sobre o Polo Olímpico de Robótica Educacional

Em maio de 2024, o IFRS Campus Porto Alegre e Restinga e o IFSul Campus Gravataí participaram do Edital nº 01/2024 para selecionar projetos de Polos Olímpicos de Conhecimento na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT). O projeto dos dois institutos gaúchos em Robótica Educacional foi um dos cinco escolhidos entre 27 propostas enviadas. Dentre as aprovadas, duas são para robótica, incluindo as do campus Porto Alegre, Restinga e Gravataí. A seleção foi feita pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).