Início do conteúdo

1,25 milhão provindos da consulta popular 2022 serão aportados para o desenvolvimento de Ambientes Promotores de Inovação no IFRS Campus Vacaria e CEPADI


A Consulta Popular visa o desenvolvimento socioeconômico sustentável dos municípios através da escuta ativa do cidadão além de promover o engajamento social e empreendedor nas regiões. Possibilita a atuação popular quanto à destinação de parcela do orçamento do Estado do Rio Grande do Sul voltada a investimentos e serviços de interesse regional.

O IFRS e a CEPADI (Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Agricultura Digital e Irrigação – Unidade Vacaria) participaram com a proposta intitulada “Incubadora Tecnológica – Criação de uma Incubadora Tecnológica na Região dos Campos de Cima da Serra”, obtendo a segunda colocação na votação popular, o que proporcionará o repasse de 1,25 milhão de reais em 2023, via CONDESUS, sob a contrapartida de 10% do valor pelo IFRS e CEPADI. Obter a segunda colocação foi possível mediante a união de diferentes agentes, estudantes, servidores e o apoio de diferentes entidades foi decisivo na obtenção dos votos.

Em 2022 o IFRS Campus Vacaria constituiu um Grupo de Trabalho (GT) multidisciplinar com o foco no desenvolvimento do empreendedorismo e inovação. Esse grupo criou um projeto visando a “criação de ambiente promotor de inovação no IFRS Campus Vacaria”, cujo objetivo é propiciar ações de empreendedorismo e inovação, uso das articulações entre as diferentes esferas públicas, privadas e sociedade civil na disseminação de conhecimentos, promoção da criatividade e apoio no desenvolvimento de empreendimentos inovadores.

Conforme Elisandro João de Vargas, integrante do GT e Coordenador do NIT/ Reitoria “nos últimos anos a Pro-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação investiu no desenvolvimento de ambientes de inovação, por meio editais de fomento à compra de equipamentos, bolsas e valores para custeio, além da formação de servidores visando a disseminação da cultura de inovação e empreendedorismo em todo o IFRS. O Campus Vacaria aproveitou este momento, mobilizou um time coeso e com o apoio da Direção e das coordenações, colocou em prática os conhecimentos e experiência dos integrantes e da rede IFRS”. José Edson Azevedo da Silva, integrante do GT destaca “nossa primeira ação foi nivelar os conhecimentos dos participantes do GT, realizamos visitas em locais que vivem o empreendedorismo e inovação, internamente no IFRS e externamente à instituição, conversamos com muitas pessoas ligadas à área, aprendemos muito, chegamos à conclusão de que a criação de um ambiente promissor necessita passar pela participação conjunta das várias entidades, e foi neste caminho que iniciamos nossos trabalhos”.

O IFRS se posiciona em “ser um agente participante do movimento de inovação e empreendedorismo da cidade e região, assim como outras entidades participantes. Nesta construção o IFRS iniciou atuando como agente mobilizador”. Adair Adams (Diretor de Ensino do Campus Vacaria), comenta: “a instituição existe para promover o ensino, a pesquisa e a extensão, e que estamos sempre de portas abertas para iniciativas que promovam aproximação com a sociedade e as diferentes entidades. Nesta aproximação, por exemplo, temos a CEPADI como grande parceiro de longa data, em que buscava criar algo na linha de inovação, juntamos forças e buscamos participar da consulta popular, e nesta caminhada o GT obteve a participação de várias entidades, que entenderam a importância da proposta, aderindo e auxiliando na divulgação da participação popular”.

Em 2022 o GT concentrou suas ações na conexão com entidades representativas de Vacaria e Região, explicando os interesses da instituição IFRS Campus Vacaria na jornada para criar ambientes promotores de inovação. Além disso, foram desenvolvidas ações voltadas à entender o processo de inovação e empreendedorismo em diferentes locais e construir um plano aderente para a instituição com olhar na Vacaria e Região, foram criados regimentos internos, realizadas reuniões com diferentes entidades, realizado evento de inovação e empreendedorismo na Semana Acadêmica do IFRS – Vacaria (SEMAC), submetido proposta à consulta popular, entre outras pequenas ações internas e externas sobre a temática. Para 2023 as ações/deliberações ocorrem com as entidades participantes, em março iniciam os encontros com os representantes das diferentes entidades (denominado conselho consultivo), cujo foco é definir os rumos dos tipos de ambientes a serem criados, o foco destes ambientes, formato de operação e como cada entidade contribuirá nessas ações. Será um ano de muito trabalho, inclusive o GT já realizou algumas reuniões de alinhamento com a CEPADI em 23 de janeiro (foto) e com o Sebrae.

Para a criação de “ambiente promotor de inovação”, o IFRS dispõe de uma sala no campus que será adequada à finalidade de “ambiente de cocriação – ambiente de geração de ideias”, onde estão disponíveis uma impressora 3D e uma corte a laser. Na CEPADI estão disponíveis duas salas para a criação de outros ambientes. Hoje, ambos os locais necessitam ser adequados às finalidades ligadas ao empreendedorismo e inovação, tanto em questão de infraestrutura predial, quanto a móveis e equipamentos. Conforme relato da bolsista do projeto, Renata Souza Araujo, “… é extremamente gratificante estar envolvida com o projeto e inserida nesse meio, onde o incentivo ao crescimento e qualificação profissional é quase que diário, me sinto acolhida com as ideias e a participação que consigo empenhar, neste momento estou realizando as plantas (croqui) para os ambientes e saber que isso ocorrerá na prática é muito bom, adoro fazer parte e poder agregar com o avanço de todas essas ideias”.

A participação de entidades ocorre por livre adesão. No momento há a confirmação das entidades: CIC, Sebrae, Sicredi, Prefeitura Municipal de Vacaria, INVENTI, CDL, UCS, Iltda Coworking, além da CEPADI e Corede. Outras entidades já foram convidadas e novos convites irão ocorrer no decorrer das ações do conselho consultivo.

Participam do GT: Elisandro João de Vargas, Fernando Henrique Batista Machado, Francisco Raphael Cabral Furtado, Janine Bertelli, José Edson Azevedo da Silva, Sandra Cristina Porsche, Tiago Coser e a bolsista Renata Souza Araújo. Participam por parte da CEPADI: Rogério Ferreira Aires e Marcelo de Carli Toigo.

Fim do conteúdo