Servidores e estudantes publicam artigos sobre fitossanidade

A partir das pesquisas realizadas pelo Laboratório de Fitossanidade do IFRS – Campus Vacaria, servidores e estudantes conquistaram a publicação de artigos em duas revistas científicas.

Conheça as publicações realizadas abaixo:

“Ocorrência de pragas na cultura do trigo mourisco cultivar IPR-91 Bali”

A publicação partiu de experimento realizado no período de setembro a novembro de 2020 em uma das áreas de cultivo do campus. Tem autoria de Rafael Roberto Dallegrave Negretti (professor do campus); Ana Paula de Souza Fortaleza (professora do campus); Caroline Aparecida Vitoria da Costa (egressa) e Rayane dos Santos Wandscheer (egressa).

“Coleção didática de insetos como ferramenta pedagógica no ensino médio Técnico em Agropecuária”

Análise acerca do uso de uma coleção didática de insetos como ferramenta pedagógica, para alunos do curso Técnico Agropecuária Integrado ao ensino médio do IFRS Campus Vacaria. Autores: Rafael Roberto Negretti (professor do campus), Adriana Costa (professora da UNINTER) e Caroline Costa (egressa).

Conheça o Laboratório de Fitossanidade

O Labifito objetiva ser um espaço inovador e didático de apoio às atividades de ensino e pesquisa relacionadas a área da fitossanidade atendendo as necessidades dos alunos e da comunidade. Para conhecer o trabalho realizado, acesse o site.

Se deseja conhecer os serviços oferecidos pelo laboratório (exemplos abaixo), entre em contato pelo e-mail [email protected].

– Aulas práticas e condução de projetos de ensino e pesquisa;

– Identificação, monitoramento de pragas, doenças e plantas daninhas em culturas anuais;

– Manejo da resistência de plantas daninhas a herbicidas na produção de grãos;

– Coleção didática de insetos e confecção de herbários de plantas daninhas;

– Virtualização das coleções didáticas em um sítio eletrônico para consulta aberta;

– Demonstração dos métodos de monitoramento de pragas e doenças em culturas anuais;

– Avaliação das características agronômicas do trigo mourisco;

– Pequenos cursos de capacitação em fitossanidade.