Início do conteúdo

Projeto de extensão do IFRS promove atividade sobre arte e expressão em Vacaria


O projeto de extensão “Vivências, história, cultura e arte dos territórios negros em Vacaria” promove no dia 21/12, às 19h30, conversa on-line sobre o tema: “Arterritórios em Vacaria”, com Oendel Batista Camargo e Jean Martins Bastos, no qual os convidados irão discutir temas sobre arte e expressão em Vacaria. Os interessados em participar devem se inscrever através do formulário do link: https://forms.gle/6hhwCvqGYrvENR2H8

 

A atividade será realizada através da plataforma Google Meet e o link para a sala será enviado aos inscritos através de mensagem de e-mail no dia do evento. Também haverá transmissão pelo youtube, através do canal NAAf IFRS Campus Vacaria.

 

Biografia dos participantes

 

Oendel Batista Camargo, rapper de 21 anos natural de Vacaria-RS, desde muito novo influenciado pelo irmão mais velho se apaixonou pela cultura hip-hop e hoje manifesta essa paixão em forma de versos e batidas. O artista conta com dois trabalhos no Youtube e promete mais músicas para 2022, Dende acredita na sua arte como um grito interior, uma forma de  expressar o sentimento.

 

 

Jean Martins Bastos (18 de abril de 1991, Vacaria – Rio Grande do Sul) é professor e artista visual contemporâneo. Iniciou suas atividades artísticas na adolescência. Frequentou os cursos na ASVAAL (Associação Vacariense Atelier Livre), onde se aprimorou nas linguagens de desenho, pintura, gravura, colagem, graffiti e ampliou seus processos artísticos. Anos mais tarde começou a desenvolver seu trabalho artístico contemporâneo com experimentações de técnicas dentro da pintura, desenho e arte objeto. Seu trabalho busca uma síntese contemporânea fazendo uso de uma articulação visual embasada na violência explícita para desvelar camadas mais profundas da existência e da condição humana seguindo influências da pintura figurativa consolidada desde a segunda metade do século XX, com nomes como Francis Bacon, Frank Auerbach, Lucian Freud, Jake e Dinos Chapman e Jenny Saville. Como professor já ministrou cursos e oficinas para crianças e adolescentes. Foi eleito vice-presidente da Associação Vacariense Atelier Livre (ASVAAL) para o biênio 2019-2020.

 

 

Sobre o projeto

 

O projeto de extensão “Vivências, história, cultura e arte dos territórios negros em Vacaria” pretende fomentar o resgate e compartilhamento das contribuições históricas do povo negro em diferentes aspectos para o município de Vacaria (e região), além de buscar destacar as manifestações afro-brasileiras desenvolvidas na atualidade.

Fim do conteúdo