Iniciam-se as atividades da primeira Pós-Graduação na área de Ciências Agrárias do IFRS

Na última sexta-feira, dia 31 de agosto, aconteceu, na Unidade da Uergs em Vacaria, a aula inaugural da especialização em Produção Vegetal. Resultado de um acordo de cooperação entre o IFRS e a Uergs, o curso se efetiva como a primeira Pós-Graduação na área de Ciências Agrárias de todos os Campi do IFRS.

Estiveram presentes na atividade a Reitora da Uergs, Arisa Araújo da Luz, a Chefe do Departamento de Pós-Graduação do IFRS, Jaqueline Morgan, as Coordenadoras do Curso, Fabiana Barros (Uergs) e Thalita Zimmermann (IFRS), bem como representantes de professores e funcionários das duas instituições.

Em sua fala inicial, a reitora da Uergs destacou as relações entre educação, solidariedade e sustentabilidade no contexto atual, e observou a preocupação que os estudantes das instituições envolvidas têm com o impacto social das pesquisas que realizam. Já a representante da Reitoria do IFRS, Jaqueline Morgan, incentivou os alunos a acreditarem no próprio potencial: “Apostem na qualificação de vocês, na capacidade de vocês e dediquem-se ao máximo!”.

A aula inaugural, ministrada pelo diretor da Embrapa de Vacaria, Adalécio Kovaleski, trouxe como tema a importância da pesquisa para o desenvolvimento da agricultura. O palestrante destacou, através de uma série de exemplos, os desafios que impactam a produção de alimentos principalmente no Brasil, ressaltando o papel que a investigação científica e o desenvolvimento da tecnologia têm para enfrentar essa questão tão importante.