Retorno do Calendário Acadêmico 2020/2021
Calendário e horários
Calendário Acadêmico 2020/2021
Principais datas:
Cursos | Início das aulas | Exames | Término das aulas | |
Cursos Anuais Ano Letivo |
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24/05/21 | 03 a 10/09/21 | 10/09/21 |
Curso Semestral 1º semestre |
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24/05/21 | 23 a 27/08/21 | 27/08/21 |
Cursos Semestrais 1º semestre |
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24/05/21 | 03 a 10/09/21 | 10/09/21 |
Horários
Art. 13 As atividades síncronas, quando ofertadas, respeitarão o limite de 25% da carga horária diária remota.
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- 1º Os encontros síncronos serão gravados e disponibilizados no AVA.
- 2º A participação nos encontros síncronos não será obrigatória, garantindo-se atividades substitutivas para aqueles que, com as devidas justificativas, não consigam acompanhá-los.
- 3º No caso de componentes curriculares com estudantes surdos matriculados, a gravação será disponibilizada com acessibilidade em Libras. (Resolução 005/2021)
Não há obrigatoriedade de realização de atividades síncronas, mas, se acontecerem, deverão ser realizadas conforme as reservas de horário publicadas no site. Cada docente confirmará com suas turmas a realização ou não dos encontros, então recomenda-se acompanhar o Moodle da turma para acessar os cronogramas de atividades.
Cursos Anuais: contarão com, no máximo, 2h de encontro síncrono diariamente (pois estarão retomando 200 dias letivos em 100, portanto, com duplicação de carga horária). Foram estabelecidas reservas de horários para ofertas de encontros síncronos em semanas intercaladas (semana A/ semana B). Algumas disciplinas que possuem maior carga horária semanal terão encontros síncronos semanais, as demais, serão ofertadas intercaladas, a cada 15 dias;
Cursos Semestrais: cada turma pode utilizar no máximo 1h de momento síncrono por dia. Foram estabelecidas reservas de horários para ofertas de encontros síncronos semanais. Algumas disciplinas que possuem menor carga horária semanal terão encontros síncronos em semanas intercaladas (semana A/ semana B);
Calendário para exemplificar a organização em semanas alternadas
- Horários de Atendimento Docente:
Moodle
Estudantes
- Moodle – Ambiente Virtual de Aprendizagem – http://moodle.restinga.ifrs.edu.br/
- Orientações sobre acesso ao Moodle e inscrição nas disciplinas
- Tutorial – Acesso ao Moodle e inscrição nas disciplinas
- Guia sobre Moodle para Estudantes
- Orientações e apoio técnico, contatem a DTI pelo email: [email protected]
Docentes
- Materiais de apoio
Materiais de apoio ao estudante
- Biblioteca
- Bibliotecas Virtuais: Minha Biblioteca, Target GedWeb, Biblioteca Virtual da Pearson
- Tutoriais: https://ifrs.edu.br/ensino/bibliotecas/tutoriais/
- Guia: https://ifrs.edu.br/restinga/wp-content/uploads/sites/5/2021/05/Guia-Bibliotecas-Virtuais-SIBIFRS.pdf
- Fontes de acesso aberto no site da Biblioteca
- Oficinas no Canal do YouTube da Biblioteca
- Manual de Trabalhos Acadêmicos do IFRS
- Entrem em contato sempre que precisarem de apoio no uso dos recursos eletrônicos da biblioteca, tirar dúvidas ou entenderem que podemos ajudá-los de alguma forma. Nosso email é [email protected]
- Neste vídeo vocês encontrarão várias orientações.
Documentos e orientações pedagógicas
- Orientações Pedagógicas
- Documentos
- Resolução Consup nº 015/2021 – Aprova a retomada do calendário acadêmico do IFRS
- Resolução 005/2021 – Determina a retomada do Calendário Acadêmico no Campus Restinga
- Planos de Ensino
- Diários de Classe 2020/1 – Antes da Suspensão do Calendário
- Diários de Classe das APNPs
- Planos de Ensino das APNPs
- Plano de ensino para estudos dirigidos
- Anexo III – Formulário do Plano de Estudos Dirigidos – Parecer
- Anexo IV – Registro das Atividades desenvolvidas
- Outras informações são localizadas no espaço da Gestão Escolar
Perguntas e respostas
Perguntas e respostas sobre o calendário acadêmico
O que significa a retomada do Calendário Acadêmico?
A retomada do Calendário Acadêmico não significa o retorno de aulas presenciais, essas seguem sem previsão de retorno. As aulas serão ofertadas por meio do Ensino Remoto para os estudantes de cursos técnicos e superiores, com atividades síncronas e assíncronas, semelhante ao formato das APNPs. Além disso, será retomado o registro de frequência e as avaliações nos sistemas acadêmicos – SIA e SIGAA.
O que vai mudar com o retorno do calendário, em relação às APNPs?
As APNPs eram opcionais aos estudantes do IFRS. Com o retorno do Calendário Acadêmico, todos os estudantes matriculados devem acompanhar os componentes curriculares. Os estudantes dos cursos semestrais podem ainda solicitar o trancamento da matrícula, se assim desejarem, desde que dentro do prazo estabelecido no calendário. Já para os estudantes do Ensino Médio Integrado, a participação é obrigatória e não há possibilidade de trancamento. Caso existam dificuldades de acompanhar as aulas, poderão entrar em contato com a coordenação do seu curso ou Direção de Ensino, que buscarão alternativas pedagógicas para as dificuldades enfrentadas. Uma outra mudança diz respeito à oferta das disciplinas: agora todas serão ofertadas, mantendo-se apenas como exceção aquelas de natureza prática que exigem atividades presenciais.
É preciso fazer rematrícula? Como?
Sim. A rematrícula dos cursos semestrais deve ser realizada nos sistemas acadêmicos (SIA e SIGAA). O período para rematrículas será de 03 a 05 de maio de 2021. Já os cursos anuais, as rematrículas serão realizadas pela Coordenação de Registros Acadêmicos.
O estudante terá de assistir às aulas remotas no horário que fazia as aulas presenciais no IFRS?
O ensino remoto deve ser realizado, preferencialmente, de forma assíncrona, ou seja, de forma que o estudante não precise interagir ao vivo com o professor, com o objetivo de ajustar o horário das aulas à disponibilidade do aluno. Mas, quando forem realizadas atividades síncronas (em formato de live), essas deverão ocorrer nos mesmos horários em que o curso originalmente se desenvolvia.
O que acontece se o estudante não puder acompanhar um encontro síncrono?
A participação nos encontros síncronos não será obrigatória, garantindo-se atividades substitutivas para aqueles que, com as devidas justificativas, não consigam acompanhá-los.
Os encontros síncronos serão gravados e disponibilizados no Moodle.
Como será feito o aproveitamento das APNPs? É automático, o estudante precisa fazer algo?
O aproveitamento dos componentes curriculares dos cursos semestrais foram realizados ao final das APNPs e já aparecem como componente concluído no histórico escolar. Já o aproveitamento da carga horária dos cursos anuais (Eletrônica, Informática, Informática para Internet e Lazer) será realizado no decorrer das atividades da retomada do calendário acadêmico, de acordo com a carga horária aproveitada por cada estudante em cada componente curricular.
Serão utilizadas outras ferramentas digitais além do Moodle?
A ferramenta para as aulas virtuais é o Moodle, já que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial do IFRS. No entanto, os docentes podem utilizar outras ferramentas educacionais digitais, de forma complementar.
Como ocorrerão as avaliações?
O processo de avaliação da aprendizagem deverá considerar a atual situação de isolamento social ocasionada pela pandemia da Covid-19, a complexidade dos conteúdos desenvolvidos e as características do público estudantil. As atividades avaliativas deverão ser realizadas, preferencialmente, de forma assíncrona obedecendo os critérios estabelecidos pela Organização Didática.
Como será feito o registro de frequência?
A frequência do componente curricular será aferida conforme o estudante for concluindo as atividades propostas pelos docentes.
Como serão realizados os trabalhos de conclusão de curso?
Os colegiados dos cursos deverão construir as condições viáveis para a elaboração, entrega e defesa de trabalho de conclusão de curso de forma remota, enquanto as condições sanitárias trouxerem riscos à segurança das atividades presenciais.
Como será realizado o estágio curricular obrigatório?
Os estudantes poderão realizar seus estágios, desde que cumprindo todos os protocolos de segurança, sendo que a supervisão poderá ocorrer de forma remota, na medida das possibilidades de ferramentas disponíveis.
Como serão realizadas as disciplinas com atividades práticas?
Segundo a Resolução Concamp nº 05, de 1º de abril de 2021, havendo condições sanitárias e conforme o fluxo estabelecido pela Resolução Consup nº 015/2021, o Campus Restinga organizará formas, quando necessário, à promoção de atividades práticas e entrega de recursos para mediação tecnológica não digital. Os estudantes concluintes e estudantes com necessidades educacionais específicas terão prioridade para acesso a estes recursos.
Se o estudante não tiver acesso à internet ou equipamento, como pode fazer?
O estudante ou seu responsável pode contatar a coordenação de curso ou o Setor de Ensino do campus para relatar suas especificidades para construirmos as condições possíveis que possam ajudar no processo. Os estudantes que necessitam de Auxílio Inclusão Digital para realização das atividades do Ensino Remoto podem realizar o cadastro, considerando os critérios expressos no Edital IFRS nº 032/2021 – CADASTRO DE ESTUDANTES QUE NECESSITEM DE AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL. As inscrições encerram-se no dia 05 de maio.
Haverá acesso dos estudantes a espaços do campus como laboratórios e biblioteca?
A Resolução Consup nº 015, de 19 de fevereiro de 2021, prevê que poderá ser disponibilizado o uso de parte da estrutura física dos campi, como laboratórios, bibliotecas, entre outros necessários para o acesso e desenvolvimento das atividades de ensino, desde que aprovados pelo Conselho de Campus, seguidos os protocolos do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da COVID-19 do IFRS e a legislação, decretos ou documentos equivalentes existentes no município, de modo a garantir a preservação da integridade da saúde de estudantes e profissionais da educação. Neste momento, não há previsão para acesso a estes espaços do Campus Restinga pela comunidade escolar.
Como serão acompanhados os estudantes com necessidades educacionais específicas?
Os estudantes com necessidades educacionais específicas terão um Plano Educacional Individualizado, assegurando a acessibilidade e as devidas adaptações curriculares nas atividades do Ensino Remoto. Além do acompanhamento cotidiano dos docentes, inclusive com a oferta individualizada de horários de atendimento, os estudantes também contarão com o apoio da coordenação de curso e profissionais do Setor de Ensino e NAPNE.
Como ficam os auxílios estudantis?
Fica garantida a manutenção do recebimento dos auxílios estudantis aos estudantes beneficiários de Assistência Estudantil até o retorno do calendário acadêmico presencial. No entanto,o recebimento do Auxílio Estudantil pelo estudante depende da efetivação da rematrícula e da realização das atividades escolares. Se o estudante já é beneficiário do Auxílio Estudantil, basta se matricular e realizar as atividades. Se o estudante ainda não é beneficiário do Auxílio Estudantil, haverá uma Etapa de Inscrições de 17/06 a 25/06.
Quando as aulas presenciais voltarão?
Com as incertezas do atual cenário de pandemia, não é possível responder com exatidão essa questão. O IFRS vem acompanhando os boletins epidemiológicos e as orientações das autoridades de saúde para a tomada de decisões, via Conselho Superior, tendo como premissa a preservação da saúde de sua comunidade. Enquanto a pandemia representar risco a professores, técnicos-administrativos em educação, estudantes e seus familiares, as atividades seguirão sendo ofertadas remotamente.
Na Retomada do Calendário Escolar vai ter inscrição para Auxílio Estudantil?
Sim, o período de inscrições será de 22/06 a 30/06. Veja no Edital os detalhes.
Eu posso agendar um atendimento com a Assistência Estudantil?
Sim, a Assistência Estudantil oferta todos os seus atendimentos de forma online. Se você deseja agendar um atendimento com a Pedagoga, a Assistente Social ou a Psicóloga, entre no site do Campus, em Assistência Estudantil, Agendamento de Atendimento Online.
E se eu precisar trocar o cartão do banco, entregar alguma documentação ou solicitar uma nova avaliação socioeconômica, como faço?
No site do Campus em Assistência Estudantil, Solicitações Online, você encontra várias explicações do que o estudante pode solicitar, como fazer isso e os links diretos para os documentos de solicitação.
Dúvidas e contatos
Informações/Dúvidas | Quem contatar? Onde acessar? |
Moodle, emails | [email protected] |
Sobre Auxílio Estudantil, Agendamento de Apoios Pedagógico, Social e Psicológico e demais solicitações online à Assistência Estudantil | [email protected] |
Calendário acadêmico, horários de aulas, organização das turmas de ensino médio integrado anual, planos de ensino, progressões parciais, atestados de regência docentes | [email protected] |
Solicitar atestado de matrícula, atestado de semestralidade, histórico escolar | Solicite preenchendo este formulário |
Formulário de justificativas, abono de faltas e avaliação substitutiva | |
Estágios Obrigatórios e Não Obrigatórios | [email protected]
Informações no site, em Extensão > Estágios |