Processo Seletivo de estudantes: inscrições vão ocorrer de 22 de março a 4 de abril

Está definido o período de inscrições para o próximo processo de ingresso de estudantes em cursos técnicos de nível médio e cursos superiores de graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS): será de 22 de março a 4 de abril de 2021. O Campus Restinga vai oferecer 110 vagas. Devido a ajustes no calendário acadêmico da instituição ocasionados pela pandemia, o número será menor em relação a processos anteriores. No total, serão aproximadamente 1.900 vagas em todo o IFRS.

A publicação dos documentos com o detalhamento do processo (editais) ocorrerá no primeiro dia de inscrições, ou seja, 22 de março. Os editais conterão orientações sobre as inscrições, que ocorrerão de forma totalmente on-line.

Vale lembrar que todos os cursos ofertados pelo IFRS são gratuitos (não há cobrança de mensalidades).

📝Confira o que já está definido sobre o Processo Seletivo, marque as datas na agenda e fique atento ao site e às redes sociais do IFRS para acompanhar as novidades:

• Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente.
  • Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.
  • Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010.
  • reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.
  • Este processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.

📌Cronograma prévio do próximo processo de ingresso de estudantes:

• Publicação dos editais com o detalhamento do processo – 22 de março de 2021
  • Inscrições do processo seletivo – 22 de março a 4 de abril de 2021
  • Sorteio público – 15 e 16 de abril de 2021. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.
  • Matrículas – primeira quinzena de maio/2021

⚠️ IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

As datas de início das aulas serão divulgadas posteriormente pelos campi. O candidato deve consultar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para acompanhar essa e outras informações. A previsão é que tenham início a partir da segunda quinzena de maio de 2021, podendo haver variações de acordo com o calendário definido em cada unidade.

> Para mais informações, os interessados em participar do próximo processo de ingresso de estudantes podem seguir acompanhando os canais de comunicação do Campus e nossas páginas nas redes sociais.

Vagas do Campus Restinga para o Processo Seletivo Especial 2021

• Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio – modalidade EJA