Conselho de Campus define oferta de vagas para o Processo Seletivo Especial de estudantes

Processo Seletivo

O Campus Restinga vai ofertar 110 vagas no Processo Seletivo Especial para ingresso de novos estudantes na instituição em 2021. As vagas são para os cursos Técnico em Agroecologia na modalidade EJA, Técnico Subsequente em Guia de Turismo, Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer e Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Definida a partir dos ajustes no calendário acadêmico devido à pandemia, a oferta de vagas foi aprovada em reunião do Conselho de Campus, realizada na sexta-feira, 05 de março. Os estudantes que ingressarem neste processo vão iniciar as atividades no segundo semestre do ano letivo.

O quantitativo é baseado nas vagas que seriam disponibilizadas pelo Campus no Processo de Ingresso Discente 2020/2, que não ocorreu devido à suspensão do calendário letivo. O número de estudantes por turma foi reduzido para se adequar aos protocolos sanitários de retorno seguro quando as aulas presenciais puderem ser retomadas.

A publicação do edital do Processo Seletivo e a abertura das inscrições devem ocorrer na segunda quinzena de março. Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente. Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público. Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010. Para os cursos superiores, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010.

A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80% em todos os cursos. O processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos. Todos os cursos ofertados pelo instituto são gratuitos (não há cobrança de mensalidades).

As inscrições ainda não estão abertas. Para mais informações, os interessados em participar do próximo processo de ingresso de estudantes podem seguir acompanhando nossos canais de comunicação (site e redes sociais).

Cronograma prévio do próximo processo de ingresso de estudantes do IFRS

• Publicação dos editais com o detalhamento do processo: segunda quinzena de março/2021
  • Sorteio público: abril/2021. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
  • Matrículas: primeira quinzena de maio/2021

Vagas do Campus Restinga para o Processo Seletivo Especial 2021