Processo Seletivo 2022/2 especial para estudantes indígenas recebe inscrições até 20 de junho

Processo Seletivo Indígena

As inscrições para o Processo Seletivo 2022/2 especial de ingresso de estudantes indígenas estarão abertas de 6 de junho até 20 de junho de 2022. São ofertadas 96 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos de 10 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). No Campus Restinga, há 12 vagas. O ingresso ocorrerá no segundo semestre letivo de 2022. Os cursos do IFRS são presenciais.

📌 Sobre as inscrições:

As inscrições para o Processo de Ingresso Especial para Estudantes Indígenas poderão ser realizadas até 23h59min de 20 de junho de 2022. São feitas na internet, pelo link disponível no endereço  ingresso.ifrs.edu.br, no botão Inscrições.  Não há cobrança de taxa. Para se inscrever, é preciso ter CPF próprio e cadastro no site Gov.br (saiba mais sobre como fazer o CPF e como criar conta no site Gov.br).

⚠️ Para os candidatos que necessitem de acesso à Internet, o Campus Restinga disponibiliza computador e impressora de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 21h, na sala 114. O campus fica na Rua Alberto Hoffmann, 285 – Bairro Restinga, em Porto Alegre.

Para os cursos técnicos, a seleção será por sorteio entre os candidatos inscritos (a partir das 14h do dia 28 de junho). Para os cursos superiores, a seleção se dará por meio de prova presencial de redação. A prova ocorrerá das 10h às 12h do dia 28 de junho.

>> Mais informações estão no Edital nº 69 e anexos. E acompanhe as novidades no site ingresso.ifrs.edu.br.

📌 Saiba mais sobre o Processo Seletivo Indígena do IFRS

O Processo Seletivo Indígena oferta duas vagas extras em cada um dos cursos disponíveis no Processo Seletivo regular, atuando como um complemento às cotas étnico-raciais para pretos, pardos e indígenas (PPI), conforme Lei 12.711/12 e a Política de Ação Afirmativa do IFRS. O objetivo é garantir o acesso de indígenas a cursos técnicos e superiores, assegurando um dos direitos constitucionais que é a educação. Podem participar estudantes indígenas oriundos de escolas públicas ou privadas.

Esse é o quarto Processo Seletivo do IFRS especificamente para indígenas. A iniciativa é oriunda da Política de Ingresso Especial e Permanência do Estudante Indígena do Instituto, aprovada em abril de 2019. O documento prevê também ações de apoio pedagógico para esses estudantes, com o objetivo de facilitar a permanência e incentivar que eles concluam os estudos com êxito.