Perguntas e respostas
⇒ O que significa a retomada do Calendário Acadêmico?
A retomada do Calendário Acadêmico não significa o retorno de aulas presenciais, essas seguem sem previsão de retorno. As aulas serão ofertadas por meio do Ensino Remoto para os estudantes de cursos técnicos e superiores, com atividades síncronas e assíncronas. Seguiremos, da maneira como já estamos fazendo, com o registro de frequência e com avaliações nos sistemas acadêmicos – SIA e SIGAA.
⇒ É preciso fazer rematrícula? Como?
Sim. A rematrícula dos cursos semestrais deve ser realizada nos sistemas acadêmicos (SIA e SIGAA). A rematrícula dos cursos anuais será feita por formulário. O período para rematrículas será de 27 a 29 de setembro de 2021. Quanto a estudantes ingressantes, a matrícula é integral e feita pela Coordenação de Registros Escolares. Mais informações aqui.
⇒ Como estão sendo ofertadas as aulas nesse momento?
As aulas estão sendo ofertadas em formato de ensino remoto, através de ambientes virtuais de aprendizagem. Há atividades síncronas e assíncronas. SÍNCRONAS: é quando o professor transmitirá ao vivo sua aula, através da plataforma escolhida (Ex: Google Meet). ASSÍNCRONAS: é o conteúdo disponibilizado dentro da plataforma AVA (Moodle), onde o professor disponibilizará o material (tarefas, questionários, textos, vídeos, links, etc.) referente à sua matéria.
⇒ Como acessar os ambientes virtuais de aprendizagem?
Para acessar qualquer sistema do campus, você precisa obter o e-mail institucional.
Ao ingressar no campus, será criada uma conta de e-mail institucional para você utilizar e receber informações sobre tudo que acontece no campus.
Para acessá-lo, fique atento ao seu e-mail pessoal (registrado no momento de sua matrícula), pois você receberá orientações de como realizar o acesso ao e-mail institucional.
Se você não recebeu as orientações, ou não consegue acessar o e-mail institucional, deve entrar em contato com a TI do campus através do contato [email protected]
⇒ Onde assistir às aulas? Onde estarão as atividades da disciplina?
As atividades serão realizadas preferencialmente de forma assíncrona. O/A professor/a colocará as atividades no Moodle da turma/disciplina, e também encontrará com a turma em momentos síncronos (ao vivo) que serão agendados com a turma, conforme a reserva de horários.
- Tutorial de acesso ao Moodle e inscrição nas disciplinas: https://drive.google.com/file/d/1FnTHYdU3oZflWWQa8B5HlMZcb4CmeeaQ/view?usp=sharing
- Guia sobre Moodle para estudantes, em PDF: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/07/MoodleAluno.pdf
- O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, você pode acessar em: http://moodle.restinga.ifrs.edu.br/
- Orientações e apoio técnico, contatem a DTI pelo e-mail: [email protected]
Os momentos síncronos (ao vivo) com o/a professor/a serão realizados conforme os horários previstos em Reserva de horários síncronos. O/A professor/a divulgará no moodle da turma/disciplina o canal ou link para acesso.
⇒ Como sei qual é a minha turma?
Ao acessar o Moodle, você já deverá estar inscrito nas disciplinas de sua turma.
As turmas ingressantes são:
- 111: Primeiro ano do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio
- 121: Primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
- 131: Primeiro ano do Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio
- Agro 1: Primeiro semestre do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio – modalidade PROEJA
⇒ O estudante terá de assistir às aulas remotas no horário que fazia as aulas presenciais no IFRS?
O ensino remoto deve ser realizado, preferencialmente, de forma assíncrona, ou seja, de forma que o estudante não precise interagir ao vivo com o professor, com o objetivo de ajustar o horário das aulas à disponibilidade do aluno. Mas, quando forem realizadas atividades síncronas (em formato de live), essas deverão ocorrer nos horários programados e disponíveis no site do Campus, no link: https://restinga.edupage.org/timetable/.
Cada docente confirmará os encontros com suas turmas, então recomenda-se aos estudantes que acompanhem o Moodle da turma para acessar os cronogramas de atividades e, em caso de dúvidas, contatem o professor (os e-mails de cada professor estão publicados no site do Campus, aba Institucional>Servidores.
⇒ O que acontece se o estudante não puder acompanhar um encontro síncrono?
A participação nos encontros síncronos não será obrigatória, garantindo-se atividades substitutivas para aqueles que, com as devidas justificativas, não consigam acompanhá-los.
Os encontros síncronos serão gravados e disponibilizados no Moodle.
⇒ Serão utilizadas outras ferramentas digitais além do Moodle?
A ferramenta para as aulas virtuais é o Moodle, já que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial do IFRS. No entanto, os docentes podem utilizar outras ferramentas educacionais digitais, de forma complementar.
⇒ Como ocorrerão as avaliações?
O processo de avaliação da aprendizagem deverá considerar a atual situação de isolamento social ocasionada pela pandemia da Covid-19, a complexidade dos conteúdos desenvolvidos e as características do público estudantil. As atividades avaliativas deverão ser realizadas, preferencialmente, de forma assíncrona, obedecendo os critérios estabelecidos pela Organização Didática.
⇒ Como será feito o registro de frequência?
A frequência do componente curricular será aferida conforme o estudante for concluindo as atividades propostas pelos docentes.
⇒ Como serão realizados os trabalhos de conclusão de curso?
Os colegiados dos cursos deverão construir as condições viáveis para a elaboração, entrega e defesa de trabalho de conclusão de curso de forma remota, enquanto as condições sanitárias trouxerem riscos à segurança das atividades presenciais.
⇒ Como serão realizadas as disciplinas com atividades práticas?
Segundo a Resolução Concamp nº 05, de 1º de abril de 2021, havendo condições sanitárias e conforme o fluxo estabelecido pela Resolução Consup nº 015/2021, o Campus Restinga organizará formas de promoção de atividades práticas e entrega de recursos para mediação tecnológica não digital. Os estudantes concluintes e estudantes com necessidades educacionais específicas terão prioridade para acesso a estes recursos.
⇒ Se o estudante não tiver acesso à internet ou equipamento, como pode fazer?
O estudante ou seu responsável pode contatar a coordenação de curso ou o Setor de Ensino do campus para relatar suas especificidades para construirmos as condições possíveis que possam ajudar no processo.
⇒ Haverá acesso dos estudantes a espaços do campus como laboratórios e biblioteca?
A Resolução Consup nº 015, de 19 de fevereiro de 2021, prevê que poderá ser disponibilizado o uso de parte da estrutura física dos campi, como laboratórios, bibliotecas, entre outros necessários para o acesso e desenvolvimento das atividades de ensino, desde que aprovados pelo Conselho de Campus, seguidos os protocolos do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da COVID-19 do IFRS e a legislação, decretos ou documentos equivalentes existentes no município, de modo a garantir a preservação da integridade da saúde de estudantes e profissionais da educação.
⇒ Como serão acompanhados os estudantes com necessidades educacionais específicas?
Os estudantes com NEE terão um Plano Educacional Individualizado, assegurando a acessibilidade e as devidas adaptações curriculares nas atividades do Ensino Remoto. Além do acompanhamento cotidiano dos docentes, inclusive com a oferta individualizada de horários de atendimento, os estudantes também contarão com o apoio da coordenação de curso e profissionais do Setor de Ensino e NAPNE.
⇒ Quando as aulas presenciais voltarão?
Com as incertezas do atual cenário de pandemia, não é possível responder com exatidão essa questão. O IFRS vem acompanhando os boletins epidemiológicos e as orientações das autoridades de saúde para a tomada de decisões, via Conselho Superior, tendo como premissa a preservação da saúde de sua comunidade. Enquanto a pandemia representar risco a estudantes, as atividades seguirão sendo ofertadas remotamente.