Visita Guiada ao Museu de Ciências Naturais (MuCiN) do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR)

As turmas de terceiro ano dos cursos técnicos em Administração e Informática integrados ao Ensino Médio realizaram nas tardes dos dias 10 e 11.05.23, visitas guiadas ao Museu de Ciências Naturais (MuCiN) nas dependências do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR), situados em Imbé, Litoral Norte do RS.

As visitas guiadas ao CECLIMAR tiveram como objetivos oportunizar de forma prática o contato com a biodiversidade de seres vivos do Litoral Norte gaúcho e incentivar a observação de relações ecológicas entre os seres vivos e os diferentes ambientes encontrados na região.

A visita foi um momento de integração e troca de conhecimentos de forma leve e divertidas e despertou o interesse dos estudantes sobremaneira.

A partir dos relatos dos estudantes, ficou evidente como atividades práticas e in loco são importantes para elucidar e consolidar os conhecimentos teóricos, prendendo a atenção e aguçando a curiosidade e incentivando-os a buscar novos conhecimentos.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos monitores do MuCiN que nos acompanharam e tornaram a experiência bastante rica, compartilhando informações importantes sobre a biodiversidade e a situação ambiental da nossa região.

Agradecimentos à Sabine dos Santos Silva e Cariane Campos Trigo pelas explicações sobre todo o acervo disposto no museu e por passaram valiosos conhecimentos sobre a biodiversidade e geografia local aos estudantes e servidores do IFRS Campus Osório.

Ao final, os grupos se dirigiram à Barra de Imbé para apreciar a pesca colaborativa entre botos e pescadora, interação super rara que acontece em somente três locais do mundo. Essa interação consiste no direcionamento e sinalização dos botos aos pescadores quando um cardume de tainhas se aproxima. É uma interação única e afetiva, passada de geração a geração tanto pelos botos como pelos pescadores. Presenciar essa troca ao vivo foi emocionante!

A visita técnica foi organizada pela professora de biologia Lisiane Zanella e contou a participação dos seguintes servidores: Camila Vessozi da Silva, Maiara Alessandra Lopes da Silva, Milene Araújo Vitorino, Vera Maria Klajn, Aline Silva de Bona, Allan Alves de Souza, Karen Selbach Borges e Marla Heckler. A visita teve apoio financeiro institucional do DAP/Osório.