VII Semana de Letras “Língua, literatura e tecnologia no contexto escolar”

Nos dias 09 e 10 de novembro, o curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do Campus Osório realizará sua Semana Acadêmica, com direito a certificação de 10h aos participantes. O tema proposto para a VII Semana de Letras é “Língua, literatura e tecnologia no contexto escolar”. A programação, que está recheada de atividades científicas e culturais, inicia às 18h30 com uma calorosa recepção e uma troca de livros. Membros dos projetos Trocas em Artes e Clube Literário realizarão a inauguração da Gelateca do campus, por meio de uma atividade artística envolvendo os participantes. Ainda no primeiro dia, os inscritos poderão escolher entre duas oficinas simultâneas, uma sobre o ensino de inglês e outra sobre literatura. Em seguida, o Núcleo de Arte e Cultura do Campus Osório promoverá uma intervenção artística que articula os gêneros palestra e espetáculo e será um convite à reflexão sobre a força da palavra, intitulada “Da leitura de mundo ao mundo da leitura”. A palestra acadêmica que fechará a primeira noite do evento será ministrada pela professora Anamaria Welp (UFRGS) a respeito da translinguagem como perspectiva transformadora na educação linguística.

No segundo dia do evento, depois da recepção, teremos o já tradicional painel com os egressos do curso, momento valioso de trocas de experiências entre quem está enfrentando os desafios para se formar e aqueles que, depois de alcançar o êxito acadêmico, enfrentam a realidade da docência e/ou realizam a qualificação em cursos de pós-graduação. Às 20h da sexta-feira, o Clube Literário realizará um sarau, em que discentes e servidores do campus farão a leitura de poemas, minicontos e trechos de narrativas de sua autoria. Para fechar o segundo dia do evento com chave de ouro, a Profa. Dra. Giselle Maria Santos de Araujo (IFRS-Alvorada) fará a palestra “Da água na peneira ao corpo-letra: língua e literatura como formas de pensar o mundo”. Todas as atividades serão concentradas no Miniauditório e salas 01, 02 e 03 do Bloco B do Campus Osório. Confira a programação completa do VII Semana Acadêmica de Letras e outras informações do evento no Instagram do curso, em letrasifrs_osorio.