“Vida Docente: O mundo visto pelo olhar do professor” é o novo dossiê da #Tear

Revista Tear de dezembro de 2021

A #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS publicou o volume 10, número 2 (2021), cujo dossiê é intitulado “Vida Docente: O mundo visto pelo olhar do professor”. Dentre outros aspectos, a edição busca compreender de que forma as trajetórias de vida desses indivíduos influenciaram na escolha pela profissão, nas suas concepções de ensino-aprendizagem e no seu desenvolvimento profissional docente.

Os resultados obtidos sinalizam caminhos para a trajetória de vida do professor, bem como influências a suas escolhas, concepções, decisões tomadas no contexto da sala de aula e, consequentemente, em seu desenvolvimento profissional.

O Campus Osório está representado na revista com um texto da professora Roberta dos Reis Neuhold, intitulado “Por que debater o ensino de sociologia? Perspectivas de professores e intelectuais no Brasil das décadas de 1930 a 1950”.

Revista aceita trabalhos para os próximos volumes

Os próximos volumes já estão programados para 2022, quando a Revista #Tear vai completar dez anos. O volume 11 nº 1 abordará a temática “Aprendizagem Criativa: possibilidades e potencialidades para a Educação”, com chamada aberta até março de 2022 e publicação prevista para julho de 2022. Já o volume 11 nº 2 terá como tema “A privatização da e na educação: estratégias, sujeitos e conteúdos em disputa” e prazo para submissão entre abril e agosto de 2022, com publicação prevista para dezembro do mesmo ano. > Confira as normas para submissões.

A revista aceita submissão de trabalhos originais e inéditos que estejam em conformidade com a proposta do periódico, nas seguintes seções:

Dossiê – destinada à publicação de artigos científicos vinculados ao tema proposto em cada edição.

Seção Livre – destinada à publicação de artigos científicos vinculados à proposta da revista, mas que não se adequam ao tema proposto pelo Dossiê.

Resenhas – destinado à publicação de resenhas de livros da área de educação, ciência e tecnologia, que tenham sido lançados a, no máximo, dois anos.

Espaço Plural – destinado à publicação de textos de gêneros diversos, como relatos de experiências pedagógicas, entrevistas e produções acadêmicas de estudantes de diferentes níveis de ensino.