V Encontro de Libras do Litoral Norte será realizado de forma virtual

O Encontro de Libras do Litoral Norte, realizado desde 2016, se firmou como o maior evento da área na região do litoral norte. No ano passado, seu propósito de contribuir para a formação inicial e continuada de profissionais foi ampliado com a realização, de forma concomitantemente, do Seminário de Educação Especial Inclusiva. Toda essa representatividade fez com que, mesmo em meio ao cenário de pandemia do novo coronavírus, fosse confirmada sua realização, só que em formato online.

O evento gratuito é um espaço de divulgação e trocas sobre estudos e atividades realizadas nas áreas da Língua Brasileira de Sinais (Libras), cultura surda, educação de surdos e mercado de trabalho. Promovido pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em parceria com o Centro Universitário Cenecista de Osório (Unicnec).

Em sua quinta edição, o Encontro de Libras e o II Seminário ocorrerão no mês de julho, nos dias 14, 16, 21 e 23, por  lives transmitidas no canal do YouTube EaD Cnec das 19h às 20h. Nas terças-feiras, contará com falas sobre educação inclusiva e, nas quintas, sobre Libras e identidade surda.

Para participar, não há inscrição prévia. A certificação será concedida ao participante que preencher os formulários disponíveis em cada live. O certificado será enviado por e-mail no próximo semestre.

Esta ação visa contemplar as atividades remotas realizadas pelo IFRS – Campus Osório, fazendo parte das estratégias de divulgação, acessibilidade e formação do Napne. Estão à frente da organização as professoras de Libras Ingrid Ertel Stürmer Ingrassia (IFRS e Unicnec) e Aline Dubal Machado (IFRS), a docente Fabiane Taboada Dias (Unicnec) e a presidente do Napne do IFRS – Campus Osório, Lidiane Barreto Alves Zwick.