Tem início o projeto de extensão do IFRS na escola da aldeia indígena Kuaray Rese

Na última quinta-feira, 23 de maio de 2024, o IFRS Campus Osório deu início às atividades do projeto de extensão “Criando Espaços de Construção de Aprendizagens Interculturais” na escola da aldeia indígena Kuaray Rese, localizada na Estrada do Mar, Osório.

A equipe do projeto é composta pelos docentes Jade Rocha (Português/Espanhol), Carlos Socal (Direito), Aline de Bona (Matemática) e Juliana Cunha (Português/Inglês), pela servidora Júlia Balzan (TAE com formação em Letras/Português), pelos discentes Suzana Pimenta (EMI INFO) e Raphael Rosa (Guia de Turismo), e pelos colaboradores Michele Doebber (UFRGS), Josieli e Silva (11ª CRE/UERGS) e Ramon Schlichting (11ª CRE).

A atividade inicial consistiu em uma reunião de planejamento acerca das ações do projeto demandadas pela própria escola no ano passado (2023). Participaram do encontro estudantes e professores indígenas da comunidade, além da equipe diretiva da escola.

O projeto tem como objetivo proporcionar encontros interculturais de formação pedagógica, aprimorando o ensino-aprendizagem tanto de discentes quanto de docentes, sejam eles indígenas ou não. Além disso, visa compartilhar espaços do campus Osório com a comunidade da aldeia e aproximar ambas as comunidades, efetivando a política de ações afirmativas do IFRS.

O encontro foi extremamente produtivo, com os estudantes e professores indígenas apresentando suas demandas e expectativas em relação ao projeto à equipe do IFRS.

A importância desse encontro e do projeto para a relação entre as instituições é inegável. Ele representa um passo significativo na construção de uma educação mais inclusiva e intercultural, respeitando e valorizando as diferenças culturais.