Tecnologia blockchain é tema do dTEC

O auditório do IFRS – Campus Osório foi palco da primeira edição de 2019 do dTEC – Diálogos com Tecnologia. No dia 5 de agosto, o professor do IFRS – Campus Restinga Roben Castagna Lunardi, doutorando em Ciências da Computação, foi recebido para a palestra “Blockchain: oportunidades e tendências muito além do Bitcoin”.
A fala de Roben foi voltada aos tipos de transações e aplicações para uma blockchain – também chamada de “protocolo de confiança”. Essa tecnologia consiste em bases de dados distribuídos e compartilhados com a função de criar um índice global para todas as transações de dados de um determinado sistema. Na prática, uma blockchain registra informações como: dados trocados, tipos de dados, quem enviou e recebeu, horário e em qual lugar da blockchain ela está registrada.
Durante o evento, ele também explicou a base técnica de como é o funcionamento de uma blockchain, além de compartilhar algumas curiosidades surpreendentes sobre a tecnologia. Participaram da atividade, que contou com o apoio dos bolsitas Maurílio Quadros, Iris Mello e Sarah Jaeger, estudantes dos Campus Osório e do Centro Universitário Cenecista de Osório.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sobre o dTEC
Dedicado à divulgação de ideias, projetos e histórias, sob a forma de conversas, o dTEC possibilita que pessoas com experiências em tecnologia de informação e comunicação venham compartilhá-lhas com o público. O projeto é coordenado pelo Técnico em Tecnologia da Informação Augusto Weaind e pelo Tecnólogo em Assuntos Educacionais Marcelo Vianna, com apoio da Comunicação, da Direção de Ensino, da Direção de Extensão e da Coordenação do curso ADS.