Início do conteúdo

Técnico em Multimeios Didáticos-EaD


Habilitação: Técnico em Multimeios Didáticos

Turno das aulas presenciais: Noite e sextas-feiras

Local de oferta: IFRS – Campus Osório

Duração: 3 semestres

Requisito: Ensino Médio

Forma de ingresso:  sorteio através de edital próprio.

Ambiente Virtual de Aprendizagem:  Moodle –Ambiente Virtual de Aprendizagem: estudantes EaD

Objetivo do curso: 

O Curso Técnico em Multimeios Didáticos  tem como objetivo proporcionar ao estudante saberes e competências necessárias para a atuação em atividades relacionadas ao planejamento, controle, e avaliação das funções de apoio pedagógico no que tange à utilização de Multimeios Didáticos e Tecnologias.

 

Público-alvo:

O curso destina-se aos estudantes que desejam obter conhecimentos no eixo de Desenvolvimento Educacional e Social, em especial na área de multimeios didáticos que vislumbram atuar em salas de multimídias; espaços makers; salas de recursos audiovisuais; ambientes de ensino e aprendizagem – presenciais e/ou virtuais; associações comunitárias; empresas de treinamento e/ou consultoria; laboratórios de experiências simuladas.

 

Perfil do curso:

O Curso Técnico em Multimeios Didáticos – EaD,  visa formar profissionais capacitados a desempenhar a função de Técnico em Multimeios Didáticos, com habilidades técnicas, pedagógicas e de comunicação para apoiar práticas educacionais. Os semestres contemplam componentes curriculares que visam a formação geral e profissional que visam contribuir para o desenvolvimento de uma percepção mais integral da atuação futura como profissional e como membro da sociedade. Organizado no regime semestral, com 80% das aulas ministradas a distância e 20% presenciais, atendendo o disposto na legislação vigente.

 

Perfil profissional:

Ao concluir o curso Técnico em Multimeios Didáticos com os conhecimentos adquiridos, o profissional deverá ser capaz de:

  • Compreender o processo de ensino e aprendizagem e como as tecnologias podem auxiliar a prática pedagógica na formação dos indivíduos.
  • Associar a infraestrutura tecnológica ao desenvolvimento da ação educativa em cursos presenciais e a distância, incentivando diferentes possibilidades de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias.
  • Orientar os profissionais para a utilização de equipamentos que envolvam as tecnologias necessárias para auxiliar as aprendizagens, bem como para a preparação do ambiente físico considerando a localização e conservação desses equipamentos.
  • Difundir e incentivar práticas de utilização de diferentes recursos tecnológicos disponíveis em softwares e equipamentos que possibilitam a ampliação da aquisição do conhecimento no ensino presencial e na educação a distância.
  • Selecionar recursos tecnológicos para ampliação e atualização do acervo multimidiático.
  • Realizar análise e levantamento de requisitos de softwares visando propor soluções criativas e adequadas para a educação, de maneira a implantar e manter softwares da área de educação.
  • Indicar e preparar equipamentos tecnológicos para o planejamento e a realização de aulas presenciais e virtuais, bem como para a realização de teleconferências, atividades laboratoriais com práticas de realidade virtual e eventos educacionais em diversos espaços de ensino e aprendizagem.
  • Realizar acompanhamento e indicar manutenções básicas de equipamentos tecnológicos utilizados para mediar e/ou integrar as metodologias de ensino e aprendizagem ao ambiente virtual.

 

Coordenação do curso: Patrícia Prochnow

Contato: [email protected]

Projeto Pedagógico de Curso – Técnico em  Multimeios Didáticos-EaD

Curso autorizado pela Resolução nº 35.2023 de 27/09/2023 do Conselho de Campus.

 

 

Última atualização em 22/02/2024

Fim do conteúdo