Início do conteúdo

Sábado letivo terá atividades em alusão ao Abril Indígena


Campus promove atividades especiais em alusão ao Abril Indígena

Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, o Campus Osório realiza neste sábado, 25 de abril de 2026, uma série de ações voltadas à valorização das culturas indígenas, ao debate sobre direitos e à promoção da diversidade.

As ações são promovidas pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e buscam ampliar o diálogo sobre identidade, território, resistência e produção cultural indígena.

As atividades são abertas para participação de toda a comunidade e a programação inclui exibição de documentário, sarau, roda de capoeira e oficina. Confira:

> 8h30, no auditório Agnes Schmeling, do Campus Osório, será exibido o documentário “Guerras do Brasil.doc: As guerras da conquista”. Primeiro episódio da série dirigida por Luiz Bolognesi, desconstrói o mito do descobrimento pacífico, retratando a formação do país como uma invasão contínua e a resistência indígena.

> 9h15, no auditório do campus, inicia o sarau “Vozes Indígenas“, que promete ser um encontro cultural marcado pela liberdade de expressão e pela troca de experiências artísticas. Todos são convidados para compartilhar poesia, música, dança, teatro, histórias e outras formas de manifestação criativa.

> 10h, no saguão, ocorrerá uma roda de capoeira promovida pelo grupo Guarda Negra, conduzidos pelo professor Guaraci Greff.

> 11h, no saguão, será realizada uma oficina de confecção de cartazes pela valorização dos povos originários do Brasil.

Fim do conteúdo