Geral
Reuniões vão debater a implantação da Política de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental
Buscando aprofundar e consolidar os princípios e objetivos da Política de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental do IFRS, serão realizados Fóruns Regionais de implantação da Política. Durante as atividades, ocorrerá também o levantamento de projetos e ações relacionados ao tema.
Os eventos são promovidos pela Comissão Intercampi de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental (Ciase) do IFRS, um dos órgãos responsáveis pela execução da Política, com o apoio da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Região Sul) e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-RS) entre outros.
> Os Fóruns Regionais serão organizados inicialmente em quatro encontros, com o seguinte cronograma:
Dia 30 de setembro
Região Litoral: abrangendo as comunidades dos campi Osório, Rolante e Rio Grande.
– 16h30min, pelo link https://meet.google.com/qma-duun-djp
Dia 07 de outubro
Região Planalto Norte: abrangendo as comunidades dos campi Erechim, Ibirubá, Sertão e Vacaria.
– 16h30min, pelo link https://meet.google.com/qma-duun-djp
Dia 13 de outubro
Região Grande Porto Alegre: abrangendo as comunidades dos campi Alvorada, Canoas, Porto Alegre, Restinga e Viamão.
– 17h, pelo link https://meet.google.com/qma-duun-djp
Dia 14 de outubro
Região Serra: abrangendo as comunidades dos campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Reitoria e Veranópolis.
– 17h, pelo link https://meet.google.com/qma-duun-djp
Acesse o vídeo do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, convidando a comunidade para participar dos Fóruns Regionais.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Sobre a Política:
Aprovada pelo Conselho Superior do IFRS (Consup) em outubro de 2019, possui o objetivo de promover a agroecologia como ciência, no compromisso efetivo com o direito à produção e ao consumo da alimentação saudável, na vigilância alimentar e nutricional, na educação ambiental e no desenvolvimento rural e territorial sustentável, de acordo com a Missão e a Política de Desenvolvimento Institucional do IFRS.
Desde 2019, quando foi aprovada a Política Institucional de Agroecologia, Segurança Alimentar e Educação Ambiental no âmbito do IFRS, Resolução 101/2019, a instituição tem realizado ações e projetos para contribuir com a segurança alimentar da comunidade, estimular a ecologização de processos produtivos e sociais e valorizar a educação ambiental. Entre as iniciativas realizadas está a utilização dos recursos da alimentação escolar para a compra e a distribuição de cestas básicas oriundas da agricultura familiar e ecológica, o estímulo às feiras agroecológicas nos campi do IFRS e a realização de eventos para o debate e reflexão acerca da temática.