Quatro pesquisas do Campus Osório são finalistas da Febrace 2020

Foram divulgados na tarde de quarta-feira, 18 de dezembro de 2019, os trabalhos selecionados para a 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), marcada para acontecer de 16 a 20 de março de 2020 na Universidade de São Paulo – Usp. O IFRS será representado no evento por quatro projetos de pesquisa do Campus Osório (listados abaixo) e um do Campus Canoas.

Ecoboard: Desenvolvimento de painéis aglomerados utilizando resíduos de milho e arroz, de autoria dos estudantes Júlia Oscar Destro e Lucas Oliveira de Lima, orientado pela professora Flávia Santos Twardowski  e coorientado pelo professor Cláudius Jardel Soares. Credenciado pela Mostra do Campus Osório – MoExP.

Geopen: Promoção da inclusão escolar de deficientes visuais através de tecnologia assistiva, de autoria dos estudantes Ana Clara Jardim da Silva, Christian Kossmann Goulart e Beatriz Bittencourt de Aguiar, orientado pela professora Flávia Santos Twardowski e coorientado pelo professor Vinícius Fritzen Machado. Credenciado pela Mostra do Campus Osório – MoExP.

Glyphograb: Desenvolvimento de material alternativo capaz de adsorver glifosato em meio aquoso, de autoria da estudante Vanessa Teixeira da Rosa, orientado pela professora Flávia Santos Twardowski  e coorientado pelo professor Cláudius Jardel Soares.

Desenvolvimento de bandejas biodegradáveis a partir do pseudocaule da bananeira, de autoria das estudantes Giovana Vargas Martins, Isadora Mittmann Armichi, Marecelle Scheffer dos Santos, orientado pela professora Rejane Feistauer Schroeder, da escola Osvaldo Amaral e coorientado pelo professora Flávia Santos Twardowski, dentro do projeto Meninas nas Ciências, desenvolvido pelo Campus Osório.

> Alguns desses projetos já foram destaque em importantes eventos científicos, entre os quais o ‘Geopen’, que recebeu o prêmio UFRGS Jovem Pesquisador; o ‘GlyphoGrab’, com 3º lugar em Ciências Ambientais e credenciamento para a Fenecit (Recife/PE) na Mostratec e, na mesma feira, o ‘Ecoboard’ obteve o 4º Lugar em Engenharia e Materiais.