Início do conteúdo

Prorrogado até 14 de novembro o prazo para participar da Avaliação Institucional 2025


Prorrogada a Avaliação Institucional

O prazo para estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participarem da Avaliação Institucional 2025 foi prorrogado até 14 de novembro.

A participação é simples: basta responder a um questionário online disponível em avaliacao.ifrs.edu.br. O formulário busca analisar diferentes aspectos da instituição, dos cursos e do trabalho docente, além de incentivar a autoavaliação dos estudantes.

O instrumento é composto por quatro blocos de perguntas:

  • Avaliação Institucional/Comunidade Interna (todos respondem);
  • Autoavaliação do Curso (estudantes e professores);
  • Autoavaliação do Estudante (exclusiva para alunos);
  • Avaliação do Professor pelo Estudante (respondida apenas pelos alunos).

Cada questionário leva, em média, 4 minutos para ser concluído. O acesso é feito por meio do CPF, mas, conforme a Comissão Própria de Avaliação (CPA), todas as respostas são anônimas, sem vínculo com o número informado.

 

Resultados que fortalecem o IFRS

Os dados coletados na Avaliação Institucional servem de base para a tomada de decisões estratégicas dentro do IFRS. As informações contribuem para melhorias em cursos, infraestrutura, aquisição de equipamentos e ações administrativas.

relatório final com os resultados será divulgado até 30 de março de 2026.

O processo é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), vinculada à Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional.

 

CPA

O processo de avaliação institucional é conduzido pela CPA, vinculada à Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional. Durante este ano, a CPA Central e as unidades locais (CPAs de todos os campi do IFRS) atuaram na revisão e atualização dos instrumentos de pesquisa de modo promover melhorias no processo de autoavaliação. Entre as principais mudanças estão a alteração da ordem da escala Likert (modelo usado para registrar as respostas) e a adição e supressão de algumas perguntas, após consulta realizada com todos os servidores e estudantes do IFRS.

 

> Para saber mais sobre a avaliação institucional no Campus Osório e acessar os últimos relatórios, viste a página Avaliação Institucional

Fim do conteúdo