Projetos de pesquisa do campus estão no Salão Jovem da UFRGS

post participação em eventos

Seis trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes dos cursos de ensino médio do Campus Osório foram selecionados para participar do Salão da UFRGS Jovem 2020. O evento iniciou nesta segunda-feira, 14 de setembro, de forma virtual, e segue até o dia 18.

No total, são 341 trabalhos inscritos por alunos da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio de escolas públicas federais, estaduais, municipais e privadas do Rio Grande do Sul e de outros estados.

Vídeos de todos os projetos participantes do evento podem ser acessados no site do Salão, no link http://www.ufrgs.br/propesq1/ufrgsjovem2020/acesse-os-trabalhos-do-salao-ufrgs-jovem-2020/

> Confira abaixo os projetos do Campus Osório:

• Atividade antifúngica dos extratos de allium sativum sobre os fungos causadores das sigatokas

Orientadora: Flávia Twardowski; Temática: Ciências da Natureza e suas Tecnologias/Biologia; Modalidade: Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Apresentadora: Amanda de Lorenzi Borges.

• Desenvolvimento de plástico biodegradável a partir do sabugo de milho

Orientadora: Flávia Twardowski; Temática: Ciências da Natureza e suas Tecnologias/Ciências Naturais; Modalidade: Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Apresentadora: Laura Nedel Drebes.

• Zoodex: uma enciclopédia biológica interativa

Orientadora: Lisiane Zanella; Temática: Ciências da Natureza e suas Tecnologias/Biologia; Modalidade: Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Apresentadores: Adrian Davi da Silva Ferraz de Oliveira, Maysa da Silva Rosa, Rafael Guasselli Lopes da Silva e Yuri Fernandes Gomes; Coorientadores: Bruna Flor da Rosa e Cláudius Jardel Soares.

• A presença feminina na Informática – uma análise da imprensa especializada em microcomputadores

Orientador: Marcelo Vianna; Temática: Ciências Humanas e suas Tecnologias/História; Modalidade: Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Apresentadora: Íris Debastiani de Mello.

• Entre bytes e códigos: o papel de revistas no aprendizado dos usuários de microcomputadores

Orientador: Marcelo Vianna; Temática: Ciências Humanas e suas Tecnologias/História; Modalidade: Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Apresentadora: Sarah Lima Jaeger.

• Quem são os pesquisadores e extensionistas dos Institutos Federais?

Orientadora: Roberta dos Reis Neuhold; Temática: Ciências Humanas e suas Tecnologias/Sociologia; Modalidade: Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Apresentadores: Isadora Horst Bitencourt e Rafaela da Silva Andreoli.