Projetos de pesquisa de estudantes conquistam premiações

As estudantes Amanda Ribeiro Machado e Victórya Leal Altmeyer Silva conquistaram premiações em dois eventos nacionais realizados no mês de novembro de 2022 com projetos de pesquisa orientados pela professora Flávia Twardowski.

Na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), realizada de 7 a 11 de novembro em Pomerode/SC, Amanda
recebeu o 2º lugar em Ciências Biológicas, 3º lugar na classificação geral e credenciais para a Febrace e para a Ruta Científica, no Chile, com o projeto “Desenvolvimento de celulose bacteriana produzida a partir dos resíduos do processamento da uva”.

“A experiência foi incrível. Pude conhecer pessoas que amam a ciência na sua mais pura forma, aprendi com os demais participantes e pude fazer amizades. Foi uma troca de cultura, aprendizado e experiência linda”, destacou Amanda sobre o evento, que reuniu 250 projetos do Brasil e um do México.

De 12 a 26 de novembro, na 6° Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic), evento que é realizado de forma virtual desde 2020, o projeto “Eco-Socius: o comportamento dos jovens brasileiros na Economia Circular”, da estudante Victórya Leal Altmeyer Silva ficou com o 1° lugar geral do Ensino Médio, foi Estudante Destaque e recebeu credencial para a Genius Olympiad.

“Sou muito grata por ter tido a oportunidade de contar do meu projeto e da professora Flávia nesse espaço e ainda trazer essas premiações para Osório. A feira reúne projetos de todo o Brasil e de outros países da América Latina, então, te permite também um grande intercâmbio cultural”, ressaltou Victórya.

As atividades aconteceram no site, canal do youtube, portal FEMIC e nas redes sociais. Segundo a organização do evento, no formato virtual a feira tornou-se ainda mais abrangente e inclusiva, permitindo a participação de mais escolas e diminuindo desigualdades.