Projetos de estudantes conquistam três premiações na Mostratec 2022

Jovens cientistas tiveram seus projetos como destaque

O Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistou três premiações na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec 2022). O evento foi realizado de 25 a 27 de outubro no Centro de Evento e Negócios (Fenac), em Novo Hamburgo, e a cerimônia de premiação no dia 28, no Teatro Feevale. No total, o IFRS esteve representado com 15 projetos de diferentes áreas do conhecimento, sendo seis deles do Campus Osório.

O trabalho SustainPads: higiene menstrual ao alcance de todas – Fase 2, das estudantes Laura Nedel Drebes e Camily Pereira dos Santos, orientado por Flávia Twardowski, ficou com o 1° lugar em Engenharia Ambiental e Sanitária, recebendo credencial para a Mostra Científica Latino-americana, no Peru, e publicação em revista científica da Abric.

O projeto Eco-Socius: gamificando a economia circular, da estudante Victórya Leal Altmayer Silva, orientado por Flávia Twardowski, conquistou o 1° lugar em Educação e Humanidades, recebeu credencial para o Fórum de Ciências e Civilização, na Argentina, e publicação em revista científica da Abric.

O projeto BioGrape: inovação para o tratamento de efluentes têxteis a partir da celulose bacteriana de vinhoFase 3, da estudante Amanda Ribeiro Machado, orientado por Flávia Twardowski, recebeu o 3° lugar em Ciências Ambientais.

Também participaram do evento, os projetos do Campus Osório:

Implantação de sistemas inteligentes de irrigação para a melhoria da produção da agricultura familiar em plantações cultivadas em estufas, do estudante Cauã Ferraz Jacques e orientado por Josias Neubert Savóis;

BioIF: criação de uma coleção didática de invertebrados do IFRS Campus Osório – Fase 2, do estudante Arthur Borges e orientado por Lisiane Zanella;

Presença feminina no campo da saúde: um estudo de caso nos acervos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, de autoria da estudante Maria Virgínia Souza Guimarães e orientado por Marcelo Vianna.

> Confira abaixo os projetos e as premiações dos demais campi do IFRS:

Campus Bento Gonçalves

A estudante do Campus Bento Gonçalves do IFRS Sofia Laste Furlanetto recebeu medalha pelo 4º lugar na área de Educação e Humanidades com o trabalho Mulheres em transe na terra do sol: o feminino nos filmes de Glauber Rocha, orientado pela professora Letícia Schneider Ferreira e coorientado pela professora Janine Bendorovicz Trevisan.

Campus Canoas

O projeto RevisãoOnline: aplicativo gratuito de escrita e revisão de redações para o ENEM foi agraciado com o Prêmio Startup Destaque. O trabalho oferece uma plataforma on-line e gratuita que funciona como uma comunidade virtual para revisão e escrita de redações. Foi apresentado pelos estudantes Ana Carolina Barreto Linck e Gabriel Zanella Bardini sob coordenação de Marcio Bigolin.

Campus Feliz

O projeto “Meninas High-Tech: Em Busca Da Equidade De Gênero, das alunas Isabela Hadres Mendes e Taiane de Oliveira Puccio, com orientação de Vanessa Petró, recebeu o 3º lugar na área de Educação e Humanidades.

Já a pesquisa “Aproveitamento De Resíduo De Vidro Na Produção De Produtos Cerâmicos Mais Sustentáveis”, dos estudantes Júlia Warken Menezes, Rebecca Dresch Maldaner e Andrius Nunes Zimmer, com orientação de André Zimmer e Cíntia Zimmer, conquistou o 4º lugar na área de Engenharia e Materiais.

Sobre a Mostratec

O evento, organizado pela Fundação Liberato e considerado o maior do gênero na América Latina, reúne jovens pesquisadores com trabalhos da Educação Infantil, de Ensino Fundamental e EJA e de Ensino Médio/Técnico, contemplando projetos classificados por meio de feiras afiliadas e por processo de seleção.